Turistas chineses tiram fotos durante passeio pelo Complexo do Templo de Karnak, em Luxor, Egito, em 5 de outubro de 2025. (Xinhua/Ahmed Gomaa)
Luxor, Egito, 18 out (Xinhua) -- Um aumento no número de turistas chineses está ajudando a revitalizar a temporada turística de inverno em Luxor, transformando a antiga cidade egípcia em um destino para o ano todo e impulsionando a economia local.
A mudança para viagens independentes está remodelando o cenário turístico de Luxor. "Minha esposa e eu não queríamos ir em um grupo turístico organizado por uma agência de turismo, então reservamos voos e hotéis e fomos para o Egito. Isso deu mais liberdade para nos locomover e visitar mais lugares", disse Li Bo, turista de 30 anos de Beijing, enquanto visitava o Complexo do Templo de Karnak com sua esposa.
Luxor é "única" e "um grande museu cheio de antiguidades e museus", disse Li à Xinhua, acrescentando: "Você sente o cheiro da história em todos os lugares em Luxor".
A tendência também se estendeu às viagens em família. Wang Changhui, que mora e trabalha em Dubai, se reuniu com seu irmão Wang Dong, que mora em Shanghai, e sua mãe para um tour histórico pelo Egito.
"É minha oitava vez no Egito, mas é a primeira em Luxor. Adorei a cultura e a história de Luxor", disse Wang Changhui, que listou os principais locais, incluindo o Vale dos Reis, o Templo de Hatshepsut e o Complexo do Templo de Karnak.
Wang disse que também se orgulha de saber que "há arqueólogos chineses ajudando o Egito a preservar antiguidades antigas no Templo de Montu, em Luxor".
Wang Dong disse à Xinhua que sua paixão pessoal pela história motivou sua visita ao Egito, "que tem uma história e civilização profundamente enraizadas".
"Também adorei a comida egípcia, especialmente o koshari. Li muito sobre a cultura egípcia e pensei que agora era hora de visitar o Egito pela primeira vez", disse ele.
De acordo com a Embaixada da China no Egito, cerca de 300.000 turistas chineses visitaram o Egito em 2024. As autoridades egípcias disseram que o número representou um aumento de mais de 60% em relação a 2023.
Mohamed Othman, presidente do Comitê de Marketing de Turismo Cultural do Alto Egito, confirmou o aumento significativo de visitantes chineses.
"O número de turistas chineses pode chegar a cerca de 400.000 este ano, em comparação com 300.000 em 2024", disse Othman, observando que as visitas de chineses se tornaram um fenômeno durante todo o ano.
Ele acrescentou que Luxor está preparando cardápios chineses e placas informativas para atender ao crescente mercado.
Enquanto isso, os prestadores de serviços locais estão experimentando benefícios tangíveis com a recuperação econômica. O taxista Khaled Mohamed disse à Xinhua que "o movimento turístico no início do inverno é extremamente ativo, com uma clara presença de turistas chineses".
"Deixo muitos deles todos os dias. Comecei a falar algumas frases em chinês para me comunicar com eles", disse ele.
Ele observou que os turistas chineses frequentam não apenas áreas turísticas, mas também mercados locais, restaurantes, cafés e lojas comerciais.
"Luxor sofreu com alguma estagnação ao longo do ano em anos anteriores, mas o turismo chinês está reanimando visivelmente o mercado turístico em Luxor", acrescentou ele.

Turistas chineses tiram fotos durante visita ao Complexo do Templo de Karnak, em Luxor, Egito, em 5 de outubro de 2025. (Xinhua/Ahmed Gomaa)

Turistas chineses posam para fotos durante visita ao Complexo do Templo de Karnak, em Luxor, Egito, em 5 de outubro de 2025. (Xinhua/Ahmed Gomaa)