Visitante grava apresentação de música tradicional chinesa em evento de promoção cultural e turística "Olá, China!" em Berna, Suíça, em 21 de setembro de 2025. (Xinhua/Lian Yi)
A Suíça continua sendo um dos principais destinos europeus para turistas chineses.
Genebra, 21 out (Xinhua) -- O Turismo da Suíça espera uma forte recuperação de visitantes chineses no país alpino até o final de 2025, após a pandemia de COVID-19, e novas campanhas de marketing estão se concentrando em esportes de inverno e experiências de viagem individuais, disse uma executiva sênior na segunda-feira.
"Estamos no caminho certo e esperamos cerca de 1,2 a 1,3 milhão de pernoites de hóspedes chineses na Suíça até o final de 2025", disse à Xinhua em entrevista virtual, Daniela Chiani, diretora para a Grande China do Turismo da Suíça.
Chiani observou que as preferências de viagem dos turistas chineses evoluíram desde a pandemia de COVID-19, com uma mudança acentuada de excursões em grandes grupos para viagens personalizadas e independentes.
"Temos mais viajantes individuais do que antes da pandemia. Os visitantes chineses buscam experiências únicas e personalizadas que correspondam aos seus interesses pessoais, em vez de produtos de grupo padronizados", disse ela.

Foto tirada em 10 de dezembro de 2023 mostra estação de teleférico e um restaurante de hotel em Zermatt, Suíça. (Xinhua/Lian Yi)
A Suíça continua sendo um dos principais destinos europeus para turistas chineses, conhecida por seus resorts de montanha como Zermatt e Interlaken, e cidades como Lucerna, Genebra e Zurique, de acordo com Chiani.
Com sede em Zurique, a Switzerland Tourism é a organização nacional de marketing e vendas que promove o país sob o conceito de marca "Suíça". A agência opera 36 escritórios em 22 países e está presente na China desde 1998.
Chiani disse que diversas iniciativas estão em andamento para fortalecer a cooperação turística. "Para nossa campanha de inverno em 2026, convidaremos esquiadores, importantes formadores de opinião e líderes comunitários para a Suíça. Em março de 2026, sediaremos nosso maior evento comercial, o ‘Experiência de Viagem na Suíça’, em Shenzhen, com cerca de 30 parceiros suíços e mais de 100 compradores chineses", disse ela.
A Switzerland Tourism lançará sua campanha de inverno em Shanghai na próxima semana, apresentando um "Festival de Inverno Suíço" para cerca de 300 fãs de esportes de neve. Uma campanha especial de Ano Novo Chinês também está planejada para janeiro próximo, de acordo com Chiani.

Foto tirada em 10 de dezembro de 2023 mostra teleféricos em Zermatt, Suíça. (Xinhua/Lian Yi)


