Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Simpósio sobre defesa da governança liderada pelo Executivo nas regiões administrativas especiais é realizado em Beijing

28 de janeiro de 20262 min de leitura
Compartilhe

Beijing, 28 jan (Xinhua) -- Um simpósio sobre a manutenção e melhoria da governança liderada pelo Executivo nas regiões administrativas especiais (RAE) foi realizado em Beijing nesta segunda-feira, reunindo autoridades centrais relevantes, bem como especialistas e representantes da parte continental da China, da RAE de Hong Kong (RAEHK) e da RAE de Macao (RAEM).

Em seu discurso no simpósio, Xia Baolong, diretor do Departamento de Trabalho de Hong Kong e Macau do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, disse que o sistema liderado pelo Executivo, consagrado nas Leis Básicas da RAEHK e da RAEM, é uma salvaguarda institucional chave para a implementação plena e fiel da política de "um país, dois sistemas". A prática bem-sucedida do sistema em ambas as regiões administrativas especiais demonstrou sua vitalidade e forças.

Ele enfatizou que manter e melhorar a governança liderada pelo Executivo exige que os chefes do Executivo e os governos da RAE fortaleçam seu senso de responsabilidade e cumpram seu dever primário de governança.

Segundo ele, os órgãos legislativos e judiciais devem apoiar ativamente e cooperar com os governos para construir uma forte sinergia de governança, enquanto a ampla participação e o apoio de todos os setores da sociedade são necessários para criar um ambiente favorável.

As novas legislaturas devem desempenhar fielmente suas funções e apoiar plenamente os chefes do Executivo e os governos das regiões administrativas especiais no exercício da governança de acordo com a lei e na construção de Hong Kong e Macau melhores, disse Xia.

Os participantes do simpósio concordaram que manter e melhorar a governança liderada pelo Executivo é de grande importância para implementar a política de "um país, dois sistemas" e manter a prosperidade e estabilidade de longo prazo em Hong Kong e Macau.

Eles pediram que as regiões administrativas especiais implementem de forma mais consciente e completa a governança liderada pelo Executivo para garantir o progresso constante e sustentado da prática de "um país, dois sistemas".

Sub-locais foram montados em Hong Kong e Macau. O chefe do Executivo da RAEHK, John Lee, o chefe do Executivo da RAEM, Sam Hou Fai, e chefes de instituições do governo central nas regiões administrativas especiais participaram do simpósio por videoconferência.