Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Relatório de think tank destaca progresso na busca de conservação do rio Yangtzé na China

26 de setembro de 20252 min de leitura

Wuhan, 26 set (Xinhua) -- Um relatório revelando o progresso significativo que a China tem feito em sua conservação ecológica do rio Yangtzé foi divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Xinhua, um think tank afiliado à Agência de Notícias Xinhua, no Fórum de Grandes Rios 2025 em Wuhan, Província de Hubei, no centro da China.

Intitulado "Um Poderoso Rio que Nutre uma Grande Nação -- Conquistas, Insights e Importância Mundial da Governança do Rio Yangtzé na Nova Era", o relatório observa que as 11 regiões de nível provincial ao longo da faixa econômica do rio Yangtzé, lar de quase metade da população e do PIB da China, passaram por uma transformação histórica em termos de proteção ambiental.

Nos últimos anos, a China vem priorizando a proteção ecológica do rio Yangtzé, que serve como um dos tesouros ecológicos mais vitais do país, graças ao seu sistema ecológico único, disse o relatório.

As campanhas antipoluição têm reduzido a degradação ambiental nesta região. A proporção de seções de água de alta qualidade na Bacia do Rio Yangtzé tem aumentado de 82,3% em 2016 para mais de 98% hoje, com o fluxo principal mantendo a qualidade da água de Classe II por cinco anos consecutivos, de acordo com o relatório.

Os recursos biológicos aquáticos e a biodiversidade da região também mostram sinais de recuperação, com 344 espécies de peixes nativos registradas na bacia hidrográfica entre 2021 e 2024 -- 36 a mais do que no período 2017-2020.

O relatório enfatiza ainda mais os esforços coordenados das províncias, municípios e departamentos relevantes -- com iniciativas para reforçar a legislação, aprimorar os mecanismos de colaboração e implementar um sistema de compensação ecológica.