Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Relatório de think tank destaca plano de desenvolvimento econômico e social da China para o período do 15º Plano Quinquenal

7 de novembro de 20253 min de leitura

Beijing, 7 nov (Xinhua) -- Um relatório de think tank, que elabora sobre o plano de desenvolvimento econômico e social da China para o período do 15º Plano Quinquenal (2026-2030), foi divulgado nesta sexta-feira em um seminário sobre a compreensão da quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), em Beijing.

Intitulado "O Estágio Crítico para Basicamente Realizar a Modernização Chinesa -- Plano Estratégico para o Desenvolvimento Econômico e Social da China no Período do 15º Plano Quinquenal", o relatório foi divulgado em conjunto pelos think tanks nacionais de alto nível do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do PCCh e da Agência de Notícias Xinhua.

O relatório resume as principais conquistas no desenvolvimento econômico e social durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) e delineia os planos estratégicos de desenvolvimento econômico e social para o período do 15º Plano Quinquenal.

Conforme o relatório, a trajetória de desenvolvimento da China durante o período do 14º Plano Quinquenal foi verdadeiramente significativa e extraordinária. A força econômica, as capacidades científicas e tecnológicas e o poder nacional abrangente do país atingiram novos patamares, enquanto seu soft power cultural e a influência global da cultura chinesa aumentaram significativamente. Isso marca um passo sólido e poderoso na grande jornada para a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos.

Os principais objetivos para o desenvolvimento econômico e social no período do 15º Plano Quinquenal incluem: conquistas significativas em desenvolvimento de alta qualidade; melhorias substanciais na autossuficiência e força científicas e tecnológicas; novos avanços no aprofundamento abrangente da reforma; notável progresso cultural e ético em toda a sociedade; mais melhorias na qualidade de vida do povo; novos avanços importantes na promoção da Iniciativa Bela China; e mais progressos no fortalecimento do escudo de segurança nacional, disse o relatório.

O relatório também fornece uma visão abrangente dos princípios fundamentais que orientam o desenvolvimento econômico e social da China, incluindo a defesa da liderança geral do Partido, a colocação do povo em primeiro lugar, a busca pelo desenvolvimento de alta qualidade, o aprofundamento abrangente da reforma, a promoção de um mercado eficiente e um governo de bom funcionamento e a garantia do desenvolvimento e segurança.

De acordo com o relatório, a China, com seus planos quinquenais únicos e sistemáticos, contribuirá com mais de suas forças para enfrentar os desafios globais de uma maneira que se alinhe tanto com suas necessidades nacionais quanto com as aspirações do mundo.

Em um mundo cheio de mudanças e incertezas, a formulação e a implementação do 15º Plano Quinquenal permitirão que a China mantenha seu papel como o principal motor e âncora da paz e do desenvolvimento mundiais, apresentando uma visão de certeza inabalável e duradoura para a comunidade global, segundo o relatório.