Beijing, 16 out (Xinhua) -- Um relatório de um think tank divulgado nesta quinta-feira elogiou as conquistas práticas do desenvolvimento rural na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, desde sua fundação há 60 anos.
As conquistas podem ser resumidas como rápido crescimento econômico, preservação cultural robusta, melhor salvaguarda dos meios de subsistência, proteção ecológica fortalecida e maior unidade étnica, de acordo com o relatório.
"Essas realizações refletem a vívida implementação em base da estratégia de governança do Partido Comunista da China para Xizang na nova era", afirmou o texto.
Intitulado "Harmonia entre Tradição e Modernidade: Desenvolvimento Rural e Herança Cultural em Xizang da China", o relatório foi publicado conjuntamente pela Fundação Chinesa para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos e pelo Think Tank Nacional de Alto Nível da Agência de Notícias Xinhua, em chinês e inglês.
O relatório de três capítulos fornece uma introdução completa sobre as principais realizações, caminhos integrados, experiências e conhecimentos do desenvolvimento rural e herança cultural em Xizang.
O relatório apontou que a orientação de valores enraizada no respeito à tradição, na filosofia de desenvolvimento centrada na proteção dos direitos humanos e na orientação de objetivos em direção ao desenvolvimento abrangente e coordenado são as três experiências e conhecimentos mais importantes que podem ser extraídas da prática bem-sucedida em Xizang.
O relatório examina a implementação, em base, da estratégia do Partido para governar Xizang na nova era através da lente das aldeias representativas de Xizang, oferecendo conhecimentos para países e regiões que procuram preservar a identidade cultural enquanto buscam a transformação moderna.
O florescimento das aldeias de Xizang é uma integração épica de tradição e modernidade, observou o relatório. "Isso envia uma mensagem clara ao mundo: modernização não é sinônimo de ocidentalização. Em vez disso, é a transformação criativa e o desenvolvimento inovador da cultura tradicional enraizada no solo local e orientada para o futuro."
Xiao Chuanjiang, funcionário do departamento de cultura e turismo de Xizang, afirmou que a Xizang tem promovido continuamente a proteção sistemática e a revitalização de projetos do patrimônio cultural imateriais, aproveitando o turismo como portador. Isso foi alcançado através da construção de aglomerados de hospedagem domiciliar, museus culturais da aldeia, praças culturais e outras instalações em toda a aldeia.
Yang Tao, pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Tibetologia da China, observou que o relatório resume de forma abrangente os esforços de Xizang em preservar e herdar heranças culturais tradicionais excepcionais nas aldeias, bem como em promover o desenvolvimento econômico das aldeias.