Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Rei da Tailândia visitará a China

7 de novembro de 20252 min de leitura

Beijing, 7 nov (Xinhua) -- A convite do presidente chinês, Xi Jinping, o rei Maha Vajiralongkorn Phra Vajiraklaochaoyuhua do Reino da Tailândia fará uma visita de Estado à China de 13 a 17 de novembro, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira.

Em uma coletiva de imprensa regular no mesmo dia, a porta-voz Mao Ning disse que o presidente Xi e o primeiro-ministro Li Qiang se encontrarão separadamente com o rei tailandês.

"Isso marca a primeira visita à China de um rei tailandês desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países", disse Mao.

O fato de o rei tailandês escolher a China como o primeiro grande país para sua visita oficial reflete plenamente a grande importância que ambos os lados atribuem ao desenvolvimento das relações bilaterais, observou ela.

Os dois países são vizinhos próximos e amigáveis e uma comunidade com um futuro compartilhado. Nos últimos anos, sob a orientação estratégica dos líderes dos dois países, as relações China-Tailândia mantiveram um alto nível de desenvolvimento, e é uma crença popular entre os dois povos que ambos os países são tão próximos quanto uma família, disse Mao.

Este ano marca o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas China-Tailândia e o "Jubileu de Ouro da Amizade China-Tailândia", apresentando novas oportunidades de desenvolvimento para as relações bilaterais, observou Mao.

Ela disse que, por meio dessa visita, a China espera levar adiante a amizade tradicional, consolidar a confiança política mútua, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e alcançar resultados mais frutíferos na construção de uma comunidade China-Tailândia com um futuro compartilhado, beneficiando melhor os dois povos e contribuindo para a paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade regionais.