Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Quênia inicia construção de centro de comércio global para impulsionar comércio com a China

4 de outubro de 20253 min de leitura
Quênia inicia construção de centro de comércio global para impulsionar comércio com a China

O presidente queniano, William Ruto (frente), participa da cerimônia de inauguração do Centro de Comércio Internacional China-Quênia em Nairóbi, Quênia, em 1º de outubro de 2025. Ruto inaugurou na quarta-feira a construção do Centro de Comércio Internacional China-Quênia, um projeto de cinco bilhões de xelins (cerca de 38,7 milhões de dólares americanos), destinado a fortalecer o comércio e os investimentos sino-quenianos. De acordo com Ruto, a instalação apresentará produtos da China, além de produtos fabricados localmente e destinados aos mercados globais. (Xinhua/Han Xu)

Nairóbi, 1 out (Xinhua) -- O presidente queniano, William Ruto, inaugurou nesta quarta-feira a construção do Centro de Comércio Internacional China-Quênia, um projeto de cinco bilhões de xelins (cerca de 38,7 milhões de dólares americanos), destinado a fortalecer o comércio e os investimentos sino-quenianos.

Altos funcionários do governo, executivos da indústria e líderes locais participaram da cerimônia de inauguração do pilar do complexo de exposições em Nairóbi, capital do Quênia, desenvolvido pela China Plaza Group Company.

Ruto disse que o projeto histórico de uso misto, com mais de 68.000 metros quadrados, reflete a forte confiança na economia do Quênia como um ambiente estável e previsível que recompensa o empreendedorismo e garante retornos justos para os investidores.

"O projeto terá um centro de exposições e comércio de classe mundial, um hotel cinco estrelas e outras instalações modernas, e espera-se que crie diretamente 3.000 empregos para os quenianos", disse Ruto.

O líder queniano disse que o investimento está alinhado com os planos de desenvolvimento do país, a Visão do Quênia 2030 e a Agenda de Transformação Econômica de Base para o Topo, pois transforma ativos governamentais subutilizados em motores de crescimento.

De acordo com Ruto, a instalação apresentará produtos da China, além de produtos fabricados localmente e destinados aos mercados globais.

O presidente queniano, William Ruto (centro), participa da cerimônia de inauguração do Centro de Comércio Internacional China-Quênia em Nairóbi, Quênia, em 1º de outubro de 2025. Ruto inaugurou na quarta-feira a construção do Centro de Comércio Internacional China-Quênia, um projeto de cinco bilhões de xelins (cerca de 38,7 milhões de dólares americanos), destinado a fortalecer o comércio e os investimentos sino-quenianos. De acordo com Ruto, a instalação apresentará produtos da China, além de produtos fabricados localmente e destinados aos mercados globais. (Xinhua/Han Xu)

O presidente queniano William Ruto (frente, à direita) participa da cerimônia de inauguração do Centro de Comércio Internacional China-Quênia em Nairóbi, Quênia, em 1º de outubro de 2025. Ruto inaugurou na quarta-feira a construção do Centro de Comércio Internacional China-Quênia, um projeto de cinco bilhões de xelins (cerca de 38,7 milhões de dólares americanos), destinado a fortalecer o comércio e os investimentos sino-quenianos. De acordo com Ruto, a instalação apresentará produtos da China, além de produtos fabricados localmente e destinados aos mercados globais. (Xinhua/Han Xu)

O presidente queniano, William Ruto, participa da cerimônia de inauguração do Centro de Comércio Internacional China-Quênia em Nairóbi, Quênia, em 1º de outubro de 2025. Ruto inaugurou na quarta-feira a construção do Centro de Comércio Internacional China-Quênia, um projeto de cinco bilhões de xelins (cerca de 38,7 milhões de dólares americanos), destinado a fortalecer o comércio e os investimentos sino-quenianos. De acordo com Ruto, a instalação apresentará produtos da China, além de produtos fabricados localmente e destinados aos mercados globais. (Xinhua/Han Xu)