Atores usando trajes tradicionais dançam para comemorar a inauguração do serviço ferroviário suburbano de Mombasa no Terminal Mombasa da ferrovia Mombasa-Nairóbi, em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)
Mombasa, Quênia, 17 set (Xinhua) -- O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias.
Altos funcionários do governo, executivos da indústria e líderes locais prestigiaram a inauguração do projeto que liga o terminal Miritini SGR, localizado a noroeste de Mombasa, ao distrito comercial central.
Executado pela China Road and Bridge Corporation (CRBC) desde agosto de 2022, o projeto abrangeu 16,8 km de ferrovia de bitola métrica, parte da qual foi originalmente construída por colonialistas britânicos há mais de um século.
Durante a implementação, a CRBC construiu 2,9 km de novos trechos e reabilitou 13,9 km da antiga ferrovia de bitola métrica.
Ruto elogiou muito o projeto da empresa chinesa, dizendo que ele fez contribuições significativas para o desenvolvimento da infraestrutura e para o bem-estar público do Quênia, e ajudará a posicionar Mombasa como porta de entrada para o comércio e as atividades econômicas na África Oriental.
Ruto disse que o serviço ferroviário suburbano de Mombasa oferecerá mobilidade contínua aos passageiros que vêm do distrito comercial central da cidade portuária até o terminal SGR em Miritini. "Com este novo serviço, as viagens serão mais rápidas, seguras e previsíveis", disse Ruto.
"Reduzirá o tempo entre Mombasa e o terminal SGR, reduzirá o trânsito, diminuirá os acidentes e os custos e proporcionará aos moradores uma opção de transporte e viagem moderna, acessível e confiável", acrescentou ele.
Além de melhorar a conectividade final para os passageiros que usam o serviço SGR Mombasa-Nairóbi, conhecido como Madaraka Express, o serviço ferroviário também atenderá os passageiros locais ao longo do corredor, cobrando 50 xelins quenianos (cerca de 0,39 centavos de dólar), disse Ruto.
Wang Lijun, gerente-geral da CRBC, disse que o serviço ferroviário suburbano de Mombasa está alinhado com os objetivos da Iniciativa Cinturão e Rota proposta pela China, aprimorando a conectividade, o desenvolvimento de habilidades e a criação de empregos.
O projeto, de acordo com Wang, gerou cerca de 800 empregos locais, com os funcionários locais representando mais de 90% da força de trabalho, cujas habilidades foram aprimoradas durante sua implementação.

Um trem suburbano de bitola métrica é fotografado no terminal Miritini SGR em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)

Atrizes usando trajes tradicionais dançam para comemorar a inauguração do serviço ferroviário de passageiros de Mombasa no terminal Mombasa da ferrovia Mombasa-Nairóbi, em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)

Pessoas pegam trem suburbano de bitola métrica em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)

O presidente queniano, William Ruto (2º à direita, frente) inaugura nova estação ferroviária suburbana na Estação Ferroviária de Mombasa, em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. Ruto inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)

Pessoas são fotografadas em vagão do serviço ferroviário suburbano de Mombasa no terminal Miritini SGR em Mombasa, Quênia, em setembro. 17 de setembro de 2025. O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)

Um trem suburbano de bitola métrica é fotografado em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)

O presidente queniano, William Ruto, discursa na cerimônia de inauguração do serviço ferroviário suburbano de Mombasa, na Estação Ferroviária de Mombasa, em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. Ruto inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)

Foto tirada em 17 de setembro de 2025 mostra uma plataforma de transferência (esquerda) do serviço ferroviário suburbano de Mombasa e à direita uma plataforma ferroviária de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês) no Terminal Mombasa da ferrovia Mombasa-Nairóbi, em Mombasa, Quênia, em 17 de setembro de 2025. O presidente queniano, William Ruto, inaugurou na quarta-feira o serviço ferroviário suburbano de Mombasa, que ligará trechos do centro da cidade portuária a um terminal ferroviário de bitola padrão (SGR, na sigla em inglês), o que facilitará a mobilidade de passageiros e de mercadorias. (Xinhua/Yang Guang)


