Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Provocações e ameaças no Mar do Sul da China não terão sucesso, diz chancelaria chinesa

16 de outubro de 20251 min de leitura

Beijing, 16 out (Xinhua) -- A China está firmemente comprometida em salvaguardar sua soberania territorial e seus direitos e interesses marítimos e enfatiza que as disputas marítimas devem ser resolvidas pacificamente por meio de negociações e consultas entre os países diretamente envolvidos, afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira.

"Quaisquer provocações ou ameaças são inúteis e nunca terão sucesso", disse Lin Jian em uma coletiva de imprensa quando questionado sobre comentários recentes feitos por um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA sobre o Mar do Sul da China.

Ele disse que todos os fatos e evidências disponíveis indicam que as Filipinas provocaram primeiro. Os EUA, desconsiderando os fatos, difamaram as ações legítimas da China para salvaguardar seus próprios direitos e até tentaram usar o Tratado de Defesa Mútua entre os EUA e as Filipinas como uma ameaça.

Isso expôs mais uma vez a intenção maliciosa do lado norte-americano de deliberadamente provocar confrontação e desestabilizar o Mar do Sul da China, mostrando que os EUA são a maior fonte de risco que prejudica a estabilidade regional, acrescentou ele.