Fuzhou, 22 set (Xinhua) -- A Província de Fujian, no leste da China, lançou no domingo sua primeira rota de navegação "Rota da Seda Polar" para a Europa.
O navio porta-contêiner Istanbul Bridge partiu da área portuária de Jiangyin, no Porto de Fuzhou, na manhã do domingo, e deve chegar à Europa em apenas 19 dias pela rota do Ártico.
A nova rota conectará os principais portos chineses, incluindo Qingdao, Dalian, Shanghai e Ningbo, com os principais portos europeus, como Felixstowe, no Reino Unido, Roterdã, na Holanda, Hamburgo, na Alemanha, e Gdansk, na Polônia, informou a alfândega de Fuzhou.
A rota oferece aos exportadores de Fujian e províncias vizinhas um canal mais rápido e eficiente para o transporte de mercadorias, como materiais de construção, têxteis e produtos eletromecânicos, para os mercados europeus.
O serviço é cerca de uma semana mais rápido do que o serviço ferroviário China-Europa e mais de 20 dias mais rápido do que as rotas tradicionais através do Canal de Suez ou ao redor do Cabo da Boa Esperança, disse Xiao Bin, gerente comercial da China Ocean Shipping Agency Fuzhou Co., Ltd.
O lançamento da rota aumenta os horários dos navios e oferece às empresas mais opções para o transporte de carga para a Europa, disse Xiao. A viagem inaugural coincide com a alta temporada de estoque pré-natalina na Europa, permitindo que os exportadores aproveitem o mercado mais cedo, evitando o congestionamento na alta temporada de transporte marítimo, acrescentou Xiao.