O presidente mauritano, Mohamed Ould Ghazouani (centro), e a ministra de Hidráulica e Saneamento, Amal Mint Maouloud (segunda à direita), participam da cerimônia de inauguração do projeto da estação de pré-tratamento de água bruta de Beni Nadji, na região de Trarza, Mauritânia, em 29 de setembro de 2025. (Power Construction Corporation of China/Divulgação via Xinhua)
Nouakchott, 30 set (Xinhua) -- O projeto da estação de pré-tratamento de água bruta de Beni Nadji, localizado na região de Trarza, na Mauritânia, e construído por uma empresa chinesa, foi inaugurado na segunda-feira.
Mais de 300 pessoas compareceram à cerimônia, incluindo o presidente mauritano, Mohamed Ould Ghazouani, a ministra de Hidráulica e Saneamento, Amal Mint Maouloud, além de representantes de instituições parceiras e empresas chinesas.
Em seu discurso, Maouloud destacou que as mudanças climáticas afetam todos os países e a Mauritânia não é exceção. Nos últimos anos, o aumento dos níveis de sedimentos no rio Senegal impactou severamente o abastecimento de água de Nouakchott, a capital do país.
Ela elogiou a conclusão do projeto em apenas sete meses como uma demonstração da excelente capacidade e do sincero comprometimento da empreiteira.
O embaixador chinês na Mauritânia, Tang Zhongdong, disse que as empresas chinesas demonstraram eficiência, qualidade e muita responsabilidade, garantindo a entrega pontual de um projeto fundamental para a subsistência da Mauritânia.
Ele acrescentou que a China está pronta para trabalhar com a Mauritânia para fortalecer ainda mais a cooperação em diversas áreas, construir mais projetos que beneficiem diretamente a população local e injetar novo impulso nas relações bilaterais.
A nova estação, construída por uma subsidiária da Power Construction Corporation of China, com capacidade diária projetada de 255.000 metros cúbicos, está equipada com seis conjuntos de tanques de sedimentação de alta densidade, uma sala de controle central e estruturas de captação e escoamento.
Com diversas tecnologias essenciais, a instalação pode operar de forma confiável em ambientes com altas temperaturas e poeira, aliviando efetivamente a falta de água potável em Nouakchott, reduzindo doenças transmitidas pela água e fornecendo uma referência para o tratamento de água bruta em regiões áridas da África.

Foto aérea de drone tirada em 29 de setembro de 2025 mostra projeto da estação de pré-tratamento de água bruta de Beni Nadji, na região de Trarza, na Mauritânia. (Power Construction Corporation of China/Divulgação via Xinhua)

O embaixador chinês na Mauritânia, Tang Zhongdong, discursa na cerimônia de inauguração do projeto da estação de pré-tratamento de água bruta de Beni Nadji, na região de Trarza, Mauritânia, em 29 de setembro de 2025. (Power Construction Corporation of China/Divulgação via Xinhua)


