Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Professor chinês destaca vantagens do Brasil no marco do BRICS

22 de setembro de 20253 min de leitura

Beijing, 22 set (Xinhua) -- Como membro fundamental do BRICS e país com maior potencial de desenvolvimento dentro do grupo, o Brasil demonstra vantagens únicas em termos de segurança geopolítica, recursos naturais, cultura social e base de apoio popular, acredita Zhou Damin, renomado acadêmico chinês, em um artigo de opinião publicado no seu blog no Brasil 247.

Zhou, professor da cátedra Changjiang - título acadêmico de grande prestígio concedido pelo Ministério da Educação da China - e professor da Universidade Normal de Yunnan, recebeu recentemente em São Paulo um certificado de honra ao mérito da vereadora Edir Sales, em reconhecimento à sua atenção à comunidade de imigrantes chineses no Brasil e à sua contribuição para a promoção dos intercâmbios culturais entre China e Brasil. Ele resumiu no artigo as "cinco grandes vantagens" do Brasil para o desenvolvimento sob o contexto do aprofundamento da cooperação do BRICS.

Ele afirmou que primeiramente o Brasil tem vantagem geopolítica sólida. "O Brasil está distante dos principais centros de conflito e de confrontação política do mundo, desfrutando de um ambiente externo relativamente estável para o desenvolvimento. Com vasto território e recursos abundantes, possui profundidade estratégica no âmbito da cooperação do BRICS."

Em segundo lugar, o Brasil consolidou, ao longo do tempo, um modelo social de convivência entre múltiplos grupos étnicos, disse Zhou, observando que o ambiente social de igualdade e tolerância oferece condições favoráveis para grupos de imigrantes diversos e constitui uma base sólida para o desenvolvimento estável e de longo prazo do país.

Ele assinalou que a terceira vantagem do Brasil reside em seus abundantes recursos naturais, e destacou especificamente que a consciência ambiental e o conceito de desenvolvimento sustentável estão profundamente enraizados na sociedade brasileira - "desde escolas e instituições públicas até o Palácio do Planalto e o carnaval anual, é possível observar campanhas e práticas ligadas à preservação ambiental".

A infraestrutura e planejamento com visão de futuro é o outro ponto que Zhou mencionou. Ele disse no artigo que "o Brasil dá importância ao desenvolvimento de longo prazo em seu planejamento urbano, em seu sistema educacional e em suas obras públicas, refletindo uma mentalidade voltada para o futuro e fornecendo garantias institucionais para o aumento da competitividade nacional".

Por fim, ele observou que o Brasil valoriza os direitos dos trabalhadores e promove a igualdade entre as profissões, criando assim uma base social sólida para o desenvolvimento econômico e social.

Segundo Zhou, as cinco vantagens do Brasil não dizem respeito apenas ao desenvolvimento do próprio país, mas também acrescentam vitalidade contínua à cooperação do BRICS.

"Sendo parceiros estratégicos, China e Brasil têm ampliado seus intercâmbios nos setores econômico, cultural e educacional. Com a expansão e o fortalecimento do mecanismo do BRICS, a relação sino-brasileira terá papel ainda mais relevante na cooperação do Sul Global", disse Zhou no artigo.