Urumqi, 13 out (Xinhua) -- Até domingo, o porto de Alashankou, também conhecido como Passagem de Alataw, um importante porto terrestre na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, havia movimentado mais de 6 mil viagens de trens de carga China-Europa em 2025, de acordo com o porto.
A alfândega do porto simplificou os procedimentos de desembaraço para que a carga de entrada agora passe pelo porto em menos de 16 horas, em comparação com os dois a três dias anteriores, e cada trem de retorno pode ser recarregado em uma média de apenas duas horas.
Este ano, o Porto de Alashankou recebeu, em média, mais de 21 trens de carga China-Europa por dia, com um recorde diário de 30, informou o porto.
Atualmente, 127 rotas de trem de carga China-Europa passam por este porto, chegando a 26 regiões provinciais chinesas e 21 países, incluindo Alemanha, Polônia e Hungria. Esses trens transportam mais de 200 categorias de mercadorias, desde veículos e peças de veículos até vestuário e eletrônicos.