Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Principal legislador da China mantém conversações com presidente da Assembleia Nacional do Senegal

28 de janeiro de 20262 min de leitura
Compartilhe
Principal legislador da China mantém conversações com presidente da Assembleia Nacional do Senegal

Beijing, 27 jan (Xinhua) -- O principal legislador da China, Zhao Leji, manteve conversações com o presidente da Assembleia Nacional do Senegal, Malick Ndiaye, em Beijing, nesta terça-feira.

Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que a China está disposta a trabalhar com o Senegal para implementar o importante consenso alcançado entre os líderes dos dois países, bem como os resultados da Cúpula de Beijing do Fórum de Cooperação China-África, enriquecer as conotações da parceria estratégica abrangente entre a China e o Senegal e fazer mais contribuições para a construção de uma comunidade China-África sob todas as condições, com um futuro compartilhado para a nova era.

Ele disse que o Senegal reafirmou publicamente sua adesão inabalável ao princípio de Uma Só China, e a China aprecia muito isso.

"A China continuará a apoiar o Senegal na busca de um caminho de desenvolvimento independente e autônomo", acrescentou.

Os dois países devem expandir a cooperação de alta qualidade e mutuamente benéfica e explorar seu potencial de cooperação na industrialização e modernização agrícola, comércio e investimento, novas energias e economia digital, disse Zhao.

Ele pediu aos dois países que aprofundem o intercâmbio em áreas como cultura, educação, mídia, juventude, saúde, esportes e setores locais para fortalecer os laços de amizade entre a China e o Senegal e entre a China e a África.

Zhao disse que a APN está disposta a trabalhar com a Assembleia Nacional do Senegal para fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre legislaturas de alto nível, comissões especializadas e grupos de amizade bilaterais, bem como entre representantes da APN e parlamentaristas senegaleses, a fim de criar um ambiente legal favorável para a cooperação prática entre os dois países.

Ele pediu uma coordenação e cooperação estreitas dentro de mecanismos multilaterais, como a União Interparlamentar, para aumentar a voz e a representação dos países do Sul Global.

Ndiaye disse que o Senegal adere firmemente ao princípio de Uma Só China, tem em alta estima as quatro grandes iniciativas globais apresentadas pela China e está pronto para continuar promovendo o desenvolvimento da Iniciativa Cinturão e Rota com a China e para fortalecer a cooperação em vários campos.

A Assembleia Nacional do Senegal está disposta a aprofundar o intercâmbio e a cooperação com a APN da China e a desempenhar um papel ativo na promoção da parceria estratégica abrangente entre os dois países, disse Ndiaye.