Beijing, 5 set (Xinhua) -- O principal diplomata da China, Wang Yi, reuniu-se na quinta-feira com Celso Amorim, assessor-chefe do presidente do Brasil, que está na China para participar das comemorações que marcam o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.
Wang, membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e diretor do Escritório da Comissão Central de Relações Exteriores, disse que a China e o Brasil devem promover inequivocamente o multilateralismo e defender as regras internacionais.
A China está disposta a trabalhar com o Brasil para consolidar o ímpeto positivo do BRICS e melhorar a comunicação e a coordenação entre os países do BRICS em questões importantes, acrescentou Wang.
Atualmente, enquanto certos países ignoram as regras internacionais, abusam de tarifas e minam o sistema multilateral de comércio, a necessidade de maior solidariedade e cooperação entre o Sul Global e os países do BRICS tornou-se cada vez mais importante, disse Amorim.
Nesse contexto, a proposta da China da Iniciativa de Governança Global é de grande importância, disse ele, acrescentando que o Brasil está disposto a fortalecer a coordenação com a China em assuntos internacionais e defender conjuntamente o multilateralismo.
