Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Principal conselheiro político enfatiza determinação em se opor à interferência externa na questão de Taiwan

20 de novembro de 20253 min de leitura

Chengdu, 20 nov (Xinhua) -- O principal conselheiro político Wang Huning reiterou na quinta-feira a determinação da parte continental em reprimir resolutamente as forças separatistas que visam a "independência de Taiwan", opor-se à interferência externa e salvaguardar a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan.

Wang, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, fez essas declarações em uma carta de felicitações a um seminário através do Estreito, realizado em Chengdu, Província de Sichuan, no sudoeste da China.

Ele enfatizou que a vitória na Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e a restauração de Taiwan à pátria representam um grande triunfo e uma fonte de profundo orgulho nacional para a nação chinesa.

Essas ressaltam uma verdade fundamental: um país forte e unificado é sempre a base sobre a qual o futuro de todo o povo chinês, incluindo os compatriotas em Taiwan, depende em última instância, observou Wang.

Wang também observou que, em uma grande reunião em setembro que marcou o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial, a parte continental declarou solenemente que a grande revitalização da nação chinesa é imparável.

Ele acrescentou que a quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh, em outubro, enfatizou ainda mais o avanço do desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito e a promoção da causa da reunificação nacional, à medida que a China trabalha para se tornar um país socialista moderno em todos os aspectos.

"Implementaremos integralmente a política geral do Partido para resolver a questão de Taiwan na nova era, aderiremos ao princípio de Uma Só China e ao Consenso de 1992", disse Wang, prometendo esforços para promover o intercâmbio e a cooperação econômica e cultural através do Estreito, melhorar o bem-estar dos compatriotas de ambos os lados do Estreito e envidar esforços conjuntos para criar um futuro mais brilhante para a nação chinesa.

O seminário, a quinta edição do gênero, foi coorganizado pelo Centro de Pesquisa das Relações através do Estreito, com sede na parte continental e por grupos patrióticos de Taiwan que apoiam a reunificação.

Mais de 200 participantes compareceram ao evento, incluindo Hung Hsiu-chu, ex-presidente do partido Kuomintang Chinês, o presidente do Novo Partido, Wu Cheng-tien, especialistas e acadêmicos de ambos os lados do Estreito de Taiwan e convidados das regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.