Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Primeiro-ministro chinês preside simpósio sobre situação econômica

15 de outubro de 20252 min de leitura
Primeiro-ministro chinês preside simpósio sobre situação econômica

Beijing, 15 out (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, presidiu na terça-feira um simpósio sobre a situação econômica e ouviu opiniões e sugestões de especialistas e empresários sobre a economia e os trabalhos relevantes do país.

Desde o início do ano, apesar de um ambiente externo complexo e dos desafios nas operações econômicas, a China tem feito esforços contínuos para sustentar sua recuperação econômica e promover um desenvolvimento de alta qualidade, disse Li após ouvir os discursos de especialistas e empresários.

Li destacou a importância de manter a confiança e enfrentar os problemas de frente, manter o foco na boa gestão dos assuntos internos da China e se empenhar no cumprimento das metas anuais de desenvolvimento econômico e social do país.

Ele pediu esforços contínuos para remover gargalos por meio de reformas, expandir a demanda interna e fortalecer a circulação doméstica. Maiores esforços devem ser feitos para impulsionar investimentos eficazes, estimular a vitalidade do mercado e lidar com a concorrência desordenada e irracional, observou ele.

Li também enfatizou a necessidade de acelerar a aplicação das conquistas científicas e tecnológicas, estabilizar o comércio exterior e o investimento estrangeiro e aprimorar o sistema de serviços abrangentes no exterior.

O primeiro-ministro expressou a esperança de que os empresários se concentrem na inovação e façam maiores contribuições para o desenvolvimento de alta qualidade. Ele também incentivou especialistas e acadêmicos a oferecerem insights e conselhos valiosos para ajudar a melhorar o trabalho econômico da China e contribuir para o desenvolvimento do país no período do 15º Plano Quinquenal (2026-2030).