Mulher posa para fotos com mascote panda no Centro Cultural Chinês no Kuwait, província de Hawalli, Kuwait, em 12 de outubro de 2025. A cerimônia oficial de inauguração do Centro Cultural Chinês no Kuwait foi realizada no domingo, marcando o pleno funcionamento do primeiro centro cultural chinês da região do Golfo. (Foto por Asad/Xinhua)
Cidade do Kuwait, 12 out (Xinhua) -- A cerimônia oficial de inauguração do Centro Cultural Chinês no Kuwait foi realizada no domingo, marcando o pleno funcionamento do primeiro centro cultural chinês da região do Golfo.
Liu Xiang, encarregado de negócios da Embaixada da China no Kuwait, disse na cerimônia que o Centro Cultural Chinês no Kuwait, o primeiro do gênero na região do Golfo, é um símbolo da amizade entre a China e o Kuwait e serve como uma importante plataforma para aprimorar os intercâmbios culturais e interpessoais entre os dois países.
Ele observou que o centro iniciou suas operações experimentais em setembro de 2023 e, desde então, tem trabalhado para promover o intercâmbio cultural e o diálogo civilizacional.
"Esperamos que o Centro Cultural Chinês no Kuwait continue escrevendo um capítulo ainda mais esplêndido na história de amizade e cooperação entre nossos dois países", disse ele.
Liu Jinhong, diretor do centro cultural, disse que a inauguração oficial marca um novo começo e um "encontro espiritual" entre os dois povos.
Liu enfatizou o compromisso do centro em fortalecer a cooperação cultural, promover o aprendizado mútuo entre civilizações e contribuir para o progresso e o desenvolvimento de ambas as nações.
Al-Anoud Ibrahim Al-Sabah, secretária-geral adjunta do Conselho Nacional de Cultura, Artes e Letras do Kuwait, disse que a inauguração oficial do centro cultural cria um novo espaço para o intercâmbio cultural entre os dois países.
Ela expressou sua esperança de que o centro cultural se torne "um farol de diálogo e uma ponte duradoura conectando duas culturas unidas pela amizade e pela paz".
A cerimônia de abertura também contou com diversas apresentações artísticas que mesclaram as culturas chinesa e kuwaitiana.

Mulher posa para fotos com um praticante de Tai Chi no Centro Cultural Chinês no Kuwait, na província de Hawalli, Kuwait, em 12 de outubro de 2025. A cerimônia oficial de inauguração do Centro Cultural Chinês no Kuwait foi realizada no domingo, marcando o pleno funcionamento do primeiro centro cultural chinês da região do Golfo. (Foto por Asad/Xinhua)

Um artista chinês de recortes de papel conversa com visitantes no Centro Cultural Chinês no Kuwait, na província de Hawalli, Kuwait, em 12 de outubro de 2025. A cerimônia oficial de inauguração do Centro Cultural Chinês no Kuwait foi realizada no domingo, marcando o pleno funcionamento do primeiro centro cultural chinês da região do Golfo. (Foto por Asad/Xinhua)

Uma banda se apresenta no Centro Cultural Chinês no Kuwait, na província de Hawalli, Kuwait, em 12 de outubro de 2025. A cerimônia oficial de inauguração do Centro Cultural Chinês no Kuwait foi realizada no domingo, marcando o pleno funcionamento do primeiro centro cultural chinês da região do Golfo. (Foto por Asad/Xinhua)

Um artista chinês de recorte de papel faz perfil de um visitante no Centro Cultural Chinês no Kuwait, província de Hawalli, Kuwait, em 12 de outubro de 2025. A cerimônia oficial de inauguração do Centro Cultural Chinês no Kuwait foi realizada no domingo, marcando o pleno funcionamento do primeiro centro cultural chinês da região do Golfo. (Foto por Asad/Xinhua)