Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Primeira linha aérea de carga para comércio eletrônico transfronteiriço entre cidades do BRICS transporta 40 mil toneladas de mercadorias

21 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 21 out (Xinhua) -- Até 15 de outubro, foram registrados um total de 616 voos de ida e volta, e cerca de 40 mil toneladas de mercadorias e 42 milhões de encomendas pela linha aérea de carga para comércio eletrônico transfronteiriço entre Xiamen, no sudeste da China, e São Paulo, no sudoeste do Brasil, conforme dados relatados. Este corredor aéreo comercial que conecta as cidades dos países BRICS exemplifica de forma vívida a crescente cooperação econômica e comercial dos mesmos, contribuindo para reconfigurar a eficiência do comércio eletrônico transfronteiriço.

A exportação por esta via concentra-se em produtos como calçados, vestuário e artigos de uso cotidiano, enquanto as importações incluem na sua maioria pescados e frutos frescos sazonais da América do Sul, como salmão e cerejas, resultando em um fluxo comercial bidirecional estável, seguro e confiável para empresas do setor.

Para assegurar a operação eficiente da rota, a Alfândega de Xiamen, apoiada pela construção de alfândegas inteligentes e pela plataforma de informações públicas em logística aérea, inovou ao aplicar o modelo "janela única + logística aérea" e reduzir seis tipos de documentos em papel, elevando a eficiência das operações empresariais em 90%.

Considerando a curta validade dos produtos frescos e a alta demanda por rapidez no transporte, a alfândega abriu um canal exclusivo para a importação destes, implementando prioridade na sua declaração, análise, inspeção e liberação. Até o momento, mais de 14,6 mil toneladas de produtos frescos foram importadas por esta rota específica. Liu Wenjuan, funcionária alfandegária, destacou que com a implementação de uma série de medidas simplificadas de desembaraço aduaneiro, o tempo de inspeção das importações de produtos frescos foi reduzido para menos de 30 minutos.

A linha aérea de carga para comércio eletrônico transfronteiriço entre as cidades dos países BRICS foi oficialmente inaugurada em 10 de fevereiro de 2023. Operada pela Ethiopian Airlines, a linha realiza três voos semanais, cada um com capacidade para 95 toneladas, garantindo eficiência tanto para produtos de alto valor agregado quanto para itens frescos.