Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Presidente francês destaca cooperação e entendimento mútuo em seu discurso na universidade chinesa

7 de dezembro de 20252 min de leitura

Chengdu, 7 dez (Xinhua) -- O presidente francês Emmanuel Macron ressaltou a importância da cooperação e do entendimento mútuo para enfrentar os desafios contemporâneos durante um discurso proferido em uma universidade em Chengdu, capital da Província de Sichuan, no sudoeste da China.

Macron concluiu sua visita de Estado de três dias à China, durante a qual fez um discurso na Universidade de Sichuan, sediada em Chengdu, na sexta-feira.

Macron observou que a humanidade está passando por uma transição profunda em hábitos, estilos de vida e paisagens. Ele enfatizou a necessidade não apenas de cooperar, mas também de fomentar o entendimento mútuo, o conhecimento mútuo e o engajamento em reflexão coletiva para desenvolver soluções práticas para questões urgentes como a crise climática.

A humanidade tem a capacidade de ir além das fronteiras para desenvolver a mesma agenda de paz, prosperidade e clima, com respeito e senso de responsabilidade, o que permite que a humanidade avance, acrescentou Macron.

Nos últimos anos, a Universidade de Sichuan estabeleceu e aprofundou parcerias cooperativas com várias universidades na França, incluindo o Instituto de Estudos Políticos de Paris, a Universidade Paris Nanterre, a Universidade de Toulouse e o Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais.

Em 1981, Chengdu e a cidade francesa de Montpellier estabeleceram uma relação de amizade entre cidades, tornando-se o primeiro par de cidades-irmãs entre China e França.

Após sua visita à universidade, Macron se reuniu com os jogadores franceses que competiam na Copa do Mundo por Equipes Mistas da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) 2025, em Chengdu, na tarde de sexta-feira. Ele jogou ao lado dos jogadores franceses contra os jogadores chineses em uma partida amistosa.