Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Premiê chinês se reúne com presidente uruguaio

4 de fevereiro de 20263 min de leitura
Compartilhe
Premiê chinês se reúne com presidente uruguaio

Beijing, 3 fev (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o presidente da República Oriental do Uruguai, Yamandú Orsi, em Beijing, na terça-feira.

Li disse que, desde que a China e o Uruguai estabeleceram uma parceria estratégica abrangente em 2023, a cooperação bilateral em todos os setores se acelerou, produzindo uma série de resultados frutíferos.

Seguindo a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, a China está pronta para trabalhar com o Uruguai para fornecer apoio mútuo firme em questões relacionadas aos interesses fundamentais de cada lado, compartilhar ativamente oportunidades no caminho do desenvolvimento comum, aprimorar a cooperação prática e mutuamente benéfica e proporcionar maiores benefícios aos povos dos dois países, afirmou ele.

A China vai continuar a aderir à abertura e à cooperação mutuamente benéfica com o Uruguai. Também está disposta a reforçar o alinhamento das suas estratégias de desenvolvimento e a conectividade dos mercados, explorar o seu profundo potencial de cooperação em vários domínios, aproveitar ainda mais as suas vantagens complementares e alcançar mais resultados práticos, acrescentou.

Ele pediu que os dois lados aproveitem os mecanismos existentes, incluindo o comitê misto econômico e comercial, para aumentar a escala e otimizar a estrutura do comércio bilateral, promover a inovação científico-tecnológica e industrial, cultivar novos motores de desenvolvimento e expandir a cooperação em inteligência artificial, economia verde, tecnologia digital e biomedicina.

A China está pronta para importar mais produtos uruguaios de alta qualidade e incentivar empresas chinesas competitivas a investir no Uruguai, e espera que o Uruguai continue a proporcionar um ambiente de negócios favorável para as empresas, disse Li. Ele acrescentou que ambos os lados também devem reforçar a cooperação em áreas como cultura, esportes, juventude e turismo, e aprofundar continuamente o entendimento mútuo e a amizade.

Ele salientou que a China apoia plenamente o Uruguai em suas presidências rotativas da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e do Mercado Comum do Sul (Mercosul), bem como na presidência do Grupo dos 77 e China em 2026.

A China manterá estreitas comunicação e coordenação multilaterais com o Uruguai para salvaguardar o multilateralismo e o comércio livre, defender os interesses comuns do Sul Global e defender a ordem, a equidade e a justiça internacionais, afirmou Li.

Orsi afirmou que o Uruguai adere firmemente ao princípio de Uma Só China, espera um intercâmbio e diálogo estreitos com a China em todos os níveis, participa ativamente da construção conjunta da Iniciativa Cinturão e Rota e está aprofundando o intercâmbio e a cooperação em vários campos para trazer melhores benefícios aos povos de ambos os países.

As empresas chinesas são bem-vindas para investir e estabelecer negócios no Uruguai, disse Orsi. O Uruguai é um firme defensor das iniciativas globais propostas pela China e está disposto a trabalhar com a China para fortalecer a coordenação multilateral e salvaguardar o multilateralismo.

O Uruguai também está pronto para desempenhar um papel ativo na promoção da cooperação entre o Mercosul e a China, acrescentou. 

  •