O primeiro-ministro de Cingapura, Lawrence Wong, realiza uma cerimônia de boas-vindas para o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, antes de suas conversas em Cingapura, em 25 de outubro de 2025. Li realizou conversas com Wong em Cingapura no sábado. (Xinhua/Li Xiang)
Cingapura, 25 out (Xinhua) -- A China está disposta a trabalhar com Cingapura para implementar as principais iniciativas globais propostas pelo presidente chinês, Xi Jinping, para promover o desenvolvimento da ordem internacional em uma direção mais justa e equitativa, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, no sábado.
À medida que o sistema de comércio multilateral está sob forte pressão, a China está pronta para cooperar com Cingapura para fortalecer a comunicação e a colaboração dentro das Nações Unidas e outros mecanismos, opor-se ao unilateralismo e ao protecionismo, defender o livre comércio e a globalização econômica, disse Li durante conversas com o primeiro-ministro de Cingapura, Lawrence Wong.
Observando que a reunião de Xi com Wong em junho em Beijing traçou o curso para o desenvolvimento das relações bilaterais na próxima etapa, Li disse que a China está pronta para trabalhar com Cingapura para seguir a orientação estratégica dos líderes dos dois países, defender as aspirações originais para o estabelecimento de laços diplomáticos e levar adiante a amizade tradicional.
Li pediu a ambos os lados que consolidem a confiança política mútua, expandam a cooperação pragmática e aprofundem continuamente as relações bilaterais para melhor servir a seus esforços de modernização e fazer maiores contribuições para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento regionais.
Li disse que a recém-concluída quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) deliberou e adotou as propostas para a formulação do 15º Plano Quinquenal, fornecendo design de alto nível e planejamento estratégico para o desenvolvimento da China nos próximos cinco anos e além.
Ele observou que a China está disposta a fortalecer o alinhamento de desenvolvimento com Cingapura, fazer pleno uso dos mecanismos de cooperação bilateral, manter o impulso sólido do crescimento do comércio e do investimento bidirecionais, aprimorar e expandir ainda mais os principais projetos cooperativos, como o Parque Industrial de Suzhou e a Ecocidade de Tianjin, aprofundar a cooperação em áreas como economia digital, economia verde, inteligência artificial, novas energias e biomedicina, e explorar ativamente a cooperação com terceiros.
A China dá as boas-vindas a mais empresas de Cingapura para investirem na China e espera que o lado de Cingapura continue a fornecer apoio às empresas chinesas que operam em Cingapura, disse o primeiro-ministro.
Ele também pediu que os dois países fortaleçam a troca de experiências em áreas como bem-estar social e promoção do emprego, trabalhem juntos para um melhor desenvolvimento por meio do aprendizado mútuo e aprofundem a cooperação em cultura, turismo, educação, mídia e intercâmbio de jovens para fortalecer continuamente a compreensão mútua e a amizade.
Wong parabenizou a convocação bem-sucedida da quarta sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh. Observando que este ano marca o 35º aniversário dos laços diplomáticos entre Cingapura e China, Wong disse que as relações bilaterais estão se desenvolvendo bem, com a amizade entre os dois países se aprofundando continuamente, a cooperação mutuamente benéfica se expandindo cada vez mais e resultados frutíferos sendo alcançados.
O governo de Cingapura adere ao princípio de Uma Só China e se opõe firmemente à "independência de Taiwan", disse Wong.
Wong disse que Cingapura está pronta para manter intercâmbios estreitos de alto nível com a China, fortalecer a troca de experiências em governança, promover grandes projetos emblemáticos, como o Parque Industrial de Suzhou e a cooperação em conectividade, fomentar novos pontos de crescimento para a cooperação em áreas como economia verde, economia digital e inteligência artificial, realizar ativamente a cooperação com terceiros, promover intercâmbios culturais e interpessoais, e enriquecer continuamente a conotação da parceria abrangente de alta qualidade orientada para o futuro entre Cingapura e China.
Wong disse que Cingapura está totalmente confiante no desenvolvimento da China e está disposta a continuar investindo na China.
Cingapura apoia a Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta por Xi e está disposta a fortalecer a coordenação multilateral com a China, salvaguardar o livre comércio, aderir ao multilateralismo e fazer esforços incessantes para promover a estabilidade e a prosperidade na região e no mundo em geral, acrescentou.
Após as conversas, Li e Wong testemunharam conjuntamente a troca de vários documentos de cooperação em áreas como economia digital, desenvolvimento verde, informação e comunicação, transporte, segurança alimentar, gestão de emergências e cooperação com terceiros.
Antes das conversas, Wong realizou uma cerimônia de boas-vindas para Li no Parlamento.

O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, realiza conversas com o primeiro-ministro de Cingapura, Lawrence Wong, em Cingapura, em 25 de outubro de 2025. (Xinhua/Huang Jingwen)


