Nova York, 25 set (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse nesta quinta-feira que a China está pronta para trabalhar com Chipre para continuar a expandir a escala e otimizar a estrutura do comércio bilateral, além de explorar o potencial de cooperação em áreas emergentes.
Li fez essas declarações em sua reunião com o presidente cipriota Nikos Christodoulides, à margem do debate geral da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
Apesar de a China e Chipre estarem geograficamente distantes, seus intercâmbios amigáveis têm uma longa história, disse Li.
O próximo ano marca o 55º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e o quinto aniversário de sua parceria estratégica, trazendo novas oportunidades para um maior aprofundamento e desenvolvimento da cooperação bilateral, disse ele.
Li prometeu que a China está disposta a trabalhar com Chipre para levar adiante sua tradicional amizade, fortalecer os intercâmbios de alto nível, defender o respeito mútuo, a confiança mútua, a abertura e a cooperação, e levar as relações bilaterais a novos patamares, a fim de alcançar mais resultados práticos e trazer mais benefícios para os dois povos.
Observando que a China compreende e apoia Chipre na salvaguarda de sua soberania nacional, independência e integridade territorial, Li disse que seu país aprecia Chipre por aderir ao princípio de Uma Só China.
A China está disposta a trabalhar com Chipre para alinhar ainda mais suas estratégias de desenvolvimento e aproveitar melhor mecanismos como o comitê conjunto de economia e comércio, disse Li.
Ele também expressou a disposição da China em aprofundar e solidificar a cooperação no transporte marítimo, explorar o potencial de cooperação em áreas emergentes, como energia limpa, bem como aumentar os intercâmbios nas áreas de educação, cultura, juventude e em nível local, a fim de melhor alcançar resultados mutuamente benéficos e de ganhos recíprocos.
A China está disposta a importar mais produtos agrícolas e alimentares de alta qualidade de Chipre, disse Li, instando o lado cipriota a continuar a promover um ambiente de negócios justo, equitativo e não discriminatório, e fornecer mais apoio político para a cooperação comercial entre os dois países.
Observando que a atual situação internacional é marcada por mudanças e turbulências, Li disse que a China está disposta a trabalhar em estreita colaboração com Chipre na coordenação multilateral, praticar conjuntamente o verdadeiro multilateralismo, salvaguardar e promover o livre comércio e buscar um sistema de governança global mais justo e equitativo.
A China acolhe com satisfação a participação ativa da parte cipriota na Iniciativa de Governança Global, disse ele.
Li também expressou a esperança de que Chipre continue a desempenhar um papel significativo na promoção da União Europeia (UE) para aderir a uma política racional e prática em relação à China e na manutenção da direção correta do desenvolvimento das relações China-UE.
De sua parte, Christodoulides disse que as relações entre Chipre e China são baseadas no entendimento mútuo e no apoio mútuo. Chipre adere firmemente à política de Uma Só China e valoriza muito a parceria estratégica entre os dois países, disse ele.
Chipre espera intensificar os intercâmbios de alto nível com a China, consolidar a amizade bilateral e a confiança mútua, aprofundar a cooperação em áreas como economia e comércio, investimento, agricultura e esportes, e fortalecer os intercâmbios interpessoais e culturais, disse ele.
O presidente disse que Chipre assumirá a presidência rotativa da UE no primeiro semestre do próximo ano e promoverá ativamente o diálogo e a cooperação entre a UE e a China.
Chipre está disposto a fortalecer a coordenação multilateral com a China, defender a autoridade da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, defender o multilateralismo e enfrentar conjuntamente os desafios, acrescentou.
