Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Premiê chinês pede reforma no trabalho de padronização para impulsionar desenvolvimento de alta qualidade

16 de outubro de 20252 min de leitura
Premiê chinês pede reforma no trabalho de padronização para impulsionar desenvolvimento de alta qualidade

Beijing, 15 out (Xinhua) -- O primeiro-ministro da China, Li Qiang, pediu nesta quarta-feira esforços para acelerar a reforma e a inovação no trabalho de padronização, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da economia real e fortalecer o impulso endógeno para o desenvolvimento de alta qualidade.

Li fez as declarações ao presidir uma sessão de estudo do Conselho de Estado. Os vice-primeiros-ministros Ding Xuexiang, Zhang Guoqing e Liu Guozhong também discursaram durante o encontro.

Os padrões servem como um sistema fundamental crucial, desempenhando um papel significativo no desenvolvimento de um sistema industrial moderno e na construção de um mercado nacional unificado, disse Li.

Ele destacou a necessidade de otimizar a oferta de padrões para que estejam mais alinhados com as realidades do desenvolvimento econômico e social, além de reforçar tecnologias digitais, como a inteligência artificial, para impulsionar de forma sistemática a formulação e a revisão de padrões.

O premiê também pediu o fortalecimento da implementação dos padrões, incluindo a criação de uma lista de responsabilidades obrigatórias para sua execução, e esforços para incentivar as empresas a adotar padrões de alto nível. Além disso, ele enfatizou a importância de melhorar a internacionalização dos padrões e expandir constantemente a abertura institucional no sistema de padrões.

Li enfatizou que a reforma e a inovação são motores essenciais para elevar de maneira abrangente o nível geral dos padrões e a eficiência da gestão da padronização.

Ele sublinhou a necessidade de equilibrar melhor os papéis do governo e do mercado e de apoiar forças de mercado, como empresas e alianças industriais, para desempenhar um papel maior no desenvolvimento de padrões.