Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Premiê chinês pede ao Congresso dos EUA que facilite intercâmbios e cooperação bilaterais

22 de setembro de 20252 min de leitura

Beijing, 21 set (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com uma delegação do Congresso dos EUA em Beijing neste domingo, pedindo ao Congresso dos EUA que veja a China e as relações bilaterais de maneira correta, facilite ativamente os intercâmbios e a cooperação e desempenhe um papel construtivo na promoção da amizade e do desenvolvimento comum China-EUA.

Ao se reunir com a delegação da Câmara dos Representantes dos EUA, Li observou que, como a China e os Estados Unidos são países importantes com influência global significativa, manter o desenvolvimento estável, sólido e sustentável das relações bilaterais serve aos interesses comuns de ambos os lados e atende às expectativas da comunidade internacional.

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente dos EUA, Donald Trump, realizaram várias conversas por telefone este ano e chegaram a um consenso de que a China e os EUA devem fortalecer o diálogo e a cooperação, fornecendo orientação estratégica para o desenvolvimento de relações bilaterais na próxima etapa, disse Li.

A China está disposta a trabalhar com os EUA para alcançar o respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação ganha-ganha e espera que os EUA trabalhem com a China na mesma direção para avançar na relação bilateral no caminho correto, beneficiando ambos os países e o mundo em geral, observou Li.

O primeiro-ministro destacou que a China e os EUA devem ser parceiros de desenvolvimento comum, tratar um ao outro com sinceridade, capacitar-se mutuamente e alcançar o sucesso mútuo. A China está disposta a trabalhar com os EUA para abordar as preocupações um do outro por meio da comunicação com um espírito de igualdade, respeito e benefício mútuo, acrescentou.