Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, é aberta ao tráfego na Guiana

8 de outubro de 20253 min de leitura
Ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, é aberta ao tráfego na Guiana

Foto aérea de drone tirada em 27 de setembro de 2025 mostra a nova e a antiga ponte sobre o rio Demerara, em Georgetown, capital da Guiana. A nova ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, foi oficialmente aberta ao tráfego na Guiana no domingo. (China Railway Construction Corporation (International) Limited/Divulgação via Xinhua)

Georgetown, 5 out (Xinhua) -- A nova ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, foi oficialmente aberta ao tráfego na Guiana no domingo.

Na cerimônia de inauguração, o presidente Irfaan Ali agradeceu à construtora chinesa, dizendo que a inauguração da ponte marcou o início de uma série de transformações na infraestrutura do país. Ele descreveu a ponte como um pilar para o comércio, a indústria e o cotidiano das pessoas, afirmando que ela aumentará significativamente a capacidade e reduzirá o congestionamento.

A embaixadora chinesa na Guiana, Yang Yang, disse que a ponte é um projeto marcante da cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota e um forte símbolo da amizade entre os dois países. Ela observou que empresas chinesas treinaram mais de 300 técnicos locais, firmaram parcerias com mais de 100 fornecedores e criaram milhares de empregos durante a construção.

Localizada na capital Georgetown, a ponte é o maior e mais complexo projeto de transporte da Guiana até o momento. Com cerca de 2.900 metros de extensão, possui quatro faixas em duas direções, velocidade projetada de 80 km/h e vida útil prevista de 100 anos.

Construtora chinesa trabalha na nova ponte sobre o rio Demerara em Georgetown, capital da Guiana, em 2 de outubro de 2025. A nova ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, foi oficialmente aberta ao tráfego na Guiana no domingo. (Xinhua/Xu Yongzheng)

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, discursa na cerimônia de inauguração da nova ponte sobre o rio Demerara em Georgetown, capital da Guiana, em 5 de outubro de 2025. A nova ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, foi oficialmente aberta ao tráfego na Guiana no domingo. (Xinhua/Xu Yongzheng)

Foto aérea de drone tirada em 5 de outubro de 2025 mostra a nova ponte sobre o rio Demerara no pôr do sol em Georgetown, capital da Guiana. A nova ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, foi oficialmente aberta ao tráfego na Guiana no domingo. (China Railway Construction Corporation (International) Limited/Divulgação via Xinhua)

Homem segurando bandeiras nacionais da Guiana posa para foto com fogos de artifício ao fundo na nova ponte sobre o rio Demerara em Georgetown, capital da Guiana, em 5 de outubro de 2025. A nova ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, foi oficialmente aberta ao tráfego na Guiana no domingo. (Xinhua/Xu Yongzheng)

Pessoas participam da cerimônia de inauguração da nova ponte sobre o rio Demerara em Georgetown, capital da Guiana, em 5 de outubro de 2025. A nova ponte sobre o rio Demerara, construída pela China, foi oficialmente aberta ao tráfego na Guiana no domingo. (Xinhua/Xu Yongzheng)