Beijing, 25 set (Xinhua) -- A política nuclear da China é caracterizada por um alto grau de estabilidade, continuidade e previsibilidade, disse Zhang Xiaogang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
Ele fez as declarações ao responder a uma pergunta da mídia sobre o recente desfile militar da China em comemoração ao 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial, ocasião em que a China revelou pela primeira vez suas forças estratégicas terrestres, navais e aéreas como tríade nuclear.
A China tem aderido de forma consistente a uma estratégia nuclear defensiva, mantendo estritamente sua política de não ser a primeira a usar armas nucleares e comprometendo-se a não usar ou ameaçar usar armas nucleares contra Estados não possuidores de armas nucleares ou zonas livres de armas nucleares, disse o porta-voz.
O país sempre manteve suas forças nucleares no nível mínimo necessário para a segurança nacional e não participa de nenhuma forma de corrida armamentista, de acordo com Zhang.
"As armas nucleares da China destinam-se exclusivamente à defesa e à autoproteção, salvaguardando a segurança estratégica nacional e mantendo a paz e a estabilidade mundiais", afirmou Zhang.