Beijing, 25 dez (Xinhua) -- Um porta-voz militar chinês disse nesta quinta-feira que o desenvolvimento incontrolado da tecnologia de interferência em satélites pelo Japão está acelerando a armamentização e a militarização do espaço, e alimentando uma corrida ao armamento espacial, o que é extremamente perigoso e impopular.
Zhang Xiaogang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, dez essas observações em uma coletiva de imprensa em resposta a uma pergunta da mídia sobre a alegação do Japão de ter feito progresso substanciais em tecnologias que poderiam interferir em satélites de outras nações, bem como análises da mídia alertando para o risco de um "incidente de Pearl Harbor" no espaço.
Manter a paz e a segurança duradouras no espaço é vital para a segurança, o desenvolvimento e a prosperidade de todas as nações, afirmou Zhang.
Dado que os militaristas viciosos do Japão já lançaram ataques sorrateiros e que o país está agora adotando uma política espacial ofensiva, não é de se surpreender que haja preocupações crescentes com outro cenário como o de Pearl Harbor, de acordo com ele.

