Beijing, 31 out (Xinhua) -- O índice dos gerentes de compras (PMI, em inglês) do setor manufatureiro da China ficou em 49 em outubro de 2025, diminuição de 0,8 ponto percentual em relação ao mês anterior, segundo dados oficiais nesta sexta-feira.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto uma leitura abaixo de 50 reflete contração.
"Em outubro, as atividades de produção manufatureira desaceleraram em comparação ao mês anterior, afetadas tanto pelo adiantamento de parte da demanda antes do feriado do Dia Nacional quanto por um ambiente internacional cada vez mais complexo", afirmou Huo Lihui, estatístico-chefe do Departamento Nacional de Estatísticas.
O feriado do Dia Nacional deste ano coincidiu com o Festival do Meio Outono, estendendo o período de férias de 1º a 8 de outubro.
O subíndice de produção ficou em 49,7, redução de 2,2 pontos percentuais em relação a setembro - indicando uma desaceleração na produção manufatureira.
No lado da demanda, o subíndice de novos pedidos registrou 48,8 em outubro, queda de 0,9 ponto percentual em relação ao mês anterior.
O subíndice de tempo de entrega dos fornecedores ficou em 50 pontos, uma queda de 0,8 ponto percentual em relação ao mês anterior - o que mostra que o tempo de entrega de fornecedores de matérias-primas da indústria manufatureira esteve basicamente inalterado em relação ao mês anterior.

