Beijing, 7 nov (Xinhua) -- Os 14 planos quinquenais da China implementados nas últimas décadas impulsionaram significativamente o desenvolvimento econômico e social do país, trazendo os dois milagres do rápido crescimento econômico e da estabilidade social de longo prazo, de acordo com um relatório de think tank divulgado nesta sexta-feira.
O relatório, intitulado "O Estágio Crítico para Basicamente Realizar a Modernização Chinesa -- Plano Estratégico para o Desenvolvimento Econômico e Social da China no Período do 15º Plano Quinquenal", foi divulgado pelos think tanks nacionais de alto nível do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China e da Agência de Notícias Xinhua.
Desde que o primeiro Plano Quinquenal (1953-1957) estabeleceu as bases industriais para o desenvolvimento, a China cresceu e se tornou a segunda maior economia do mundo, de acordo com o relatório.
Segundo o relatório, a preços constantes, o PIB da China em 2023 foi 223 vezes maior que o de 1952, enquanto o PIB per capita aumentou 89 vezes no mesmo período.
Em meio a um mundo de mudanças e incertezas, a formulação e a implementação do 15º Plano Quinquenal (2026-2030) permitirão que a China mantenha seu papel como o principal motor e âncora da paz e do desenvolvimento mundiais e apresente uma visão de certeza inabalável e duradoura para o mundo, de acordo com o relatório.

