Beijing, 1º nov (Xinhua) -- A recente "patrulha conjunta" no Mar do Sul da China, que foi organizada pelas Filipinas e envolveu países não regionais, prejudicou gravemente a paz e a estabilidade regionais, afirmou o exército da China neste sábado.
A declaração de Tian Junli, porta-voz do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, foi feita após as Filipinas terem realizado a chamada "patrulha conjunta" de 30 a 31 de outubro.
"Os recentes desenvolvimentos confirmam ainda mais que as Filipinas estão agindo como um agitador na questão do Mar do Sul da China e um perturbador da estabilidade regional", disse Tian.
O porta-voz enfatizou que o Comando do Teatro Sul do ELP mobilizou forças para acompanhar e monitorar de perto as atividades, acrescentando que todas as ações que buscam causar problemas no Mar do Sul da China "estão sob nosso firme controle".
Tian disse que as tropas do comando do teatro permanecem em alerta máximo e defenderão resolutamente a soberania nacional e os direitos e interesses marítimos.

