Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Patrimônio cultural em Xinjiang está sob proteção efetiva, diz livro branco

19 de setembro de 20251 min de leitura

Beijing, 19 set (Xinhua) -- A Região Autônoma Uigur de Xinjiang aprimorou sua preservação abrangente do patrimônio cultural, de acordo com um livro branco divulgado nesta sexta-feira.

O livro branco, intitulado "Diretrizes do PCCh para Governar Xinjiang na Nova Era: Prática e Conquistas", foi divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado da China.

O documento afirmou que Xinjiang formulou planos para a proteção do patrimônio cultural regional e publicou regulamentos locais para reforçar as garantias legais de preservação do patrimônio cultural.

Até 2024, Xinjiang contava com 195 instituições de proteção do patrimônio cultural em todos os níveis, possuía 150 museus registrados e registrava 9.545 relíquias culturais imóveis verificados e cadastrados, entre as quais seis eram sítios do patrimônio cultural mundial e 133 eram sítios de relíquias culturais-chave sob proteção a nível nacional.

A vasta região também possui três itens do patrimônio cultural imaterial na lista da UNESCO, 141 itens na lista representativa nacional e 567 itens na lista da região autônoma, segundo o documento.