Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Parte continental da China promete responsabilização vitalícia para separatistas em Taiwan

6 de novembro de 20252 min de leitura

Beijing, 6 nov (Xinhua) -- Aqueles que persistentemente se envolvem em atividades separatistas buscando a "independência de Taiwan" estarão sujeitos às medidas punitivas necessárias e à responsabilização legal vitalícia, independentemente de sua localização, disse uma porta-voz da parte continental nesta quarta-feira.

A investigação da polícia da parte continental sobre Shen Pao-yang, um separatista em Taiwan, é legal e justificada como uma ação para se opor à secessão e salvaguardar a unidade nacional, disse Zhang Han, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, em uma coletiva de imprensa.

Respondendo às observações de Taiwan sobre a jurisdição do caso, Zhang reiterou que Taiwan é uma parte inalienável da China e que a "independência de Taiwan" constitui um ato criminoso de secessão e traição à nação.

Ela esclareceu que tais medidas judiciais visam apenas alguns indivíduos envolvidos em atividades separatistas graves e não afetam a grande maioria da população de Taiwan.

Ela disse que, ao confundir deliberadamente pessoas comuns com separatistas, as autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) de Taiwan pretendem intimidar o público, revelando seu "medo e senso de insegurança".

Comentando sobre a alegação das autoridades do PPD de que aumentariam a proteção aos separatistas e empresas relevantes e investigariam aqueles que ajudam a parte continental, Zhang condenou o PPD por abusar do poder público para reprimir patriotas em Taiwan e intimidar o público.

Ela exortou o povo de Taiwan a estar plenamente ciente das intenções maliciosas do PPD e a se opor às suas políticas autoritárias, e também garantiu que as informações pessoais e os direitos legais daqueles que fornecerem informações sobre separatistas serão protegidos.