Beijing, 9 out (Xinhua) -- Um porta-voz da parte continental chinesa criticou nesta quarta-feira os recentes comentários efetuados pelo líder de Taiwan, Lai Ching-te, e acusou Lai de enganar o povo de Taiwan e enganar a comunidade internacional.
Chen Binhua, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez as observações em resposta a uma pergunta sobre uma entrevista recente de Lai à mídia dos EUA.
Chen disse que desde que Lai assumiu o cargo há mais de um ano, ele manteve teimosamente uma postura separatista de "independência de Taiwan" e incitou continuamente o antagonismo e o confronto através do Estreito. Ao mesmo tempo, Lai se envolveu em atos inescrupulosos para "vender Taiwan", minando severamente os interesses das empresas e das pessoas na ilha e comprometendo imprudentemente a linha de vida econômica e as perspectivas de desenvolvimento de Taiwan.
Chen reiterou que é um fato histórico e legal que Taiwan é uma parte inalienável do território da China e que ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencem a uma única e mesma China.
Ele disse que a tendência de avançar em direção à reunificação nacional é imparável, e qualquer tentativa de buscar a independência por conta de forças externas está condenada ao fracasso.

