Parceria entre Xinhua e Brasil 247

Parte continental chinesa insta EUA a deixarem de enviar sinais errados aos separatistas da "independência de Taiwan"

16 de outubro de 20252 min de leitura

Beijing, 15 out (Xinhua) -- Um porta-voz da parte continental da China instou na quarta-feira os Estados Unidos a pararem de interferir nos assuntos internos da China e pararem de enviar sinais errados às forças separatistas que buscam a "independência de Taiwan".

Chen Binhua, porta-voz do Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, fez essas declarações em resposta à nova Lei de Autorização de Defesa Nacional, recentemente aprovada pelo Senado dos Estados Unidos, que destina US$ 1 bilhão em ajuda militar a Taiwan e pretende convidar a ilha a participar de um exercício militar.

"A questão de Taiwan é um assunto puramente interno da China e não tolera interferência externa. Nos opomos firmemente à inclusão de conteúdo relacionado a Taiwan em projetos de lei relevantes do Congresso dos Estados Unidos e nos opomos firmemente a qualquer forma de contato militar entre os Estados Unidos e Taiwan, da China", afirmou Chen.

Ao responder a uma pergunta da mídia sobre a inclusão de três empresas norte-americanas na lista de entidades não confiáveis da China, Chen comentou que essas empresas, ignorando a forte oposição da China, se envolveram na chamada cooperação tecnológica militar com Taiwan, prejudicando gravemente a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento da China.

"Nos opomos firmemente a tais ações e responsabilizamos essas empresas com base na lei", afirmou Chen.