Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Setor cultural da China registra crescimento robusto nos primeiros três trimestres

31 de outubro de 20252 min de leitura
(Multimídia) Setor cultural da China registra crescimento robusto nos primeiros três trimestres

   Beijing, 31 out (Xinhua) -- A indústria cultural da China manteve um crescimento de receita estável nos primeiros nove meses de 2025, à medida que o setor de serviços culturais se expandiu solidamente e novos modelos de negócios continuaram a florescer, mostraram dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.

   A receita operacional combinada das principais empresas culturais totalizou quase 10,96 trilhões de yuans (US$ 1,55 trilhão) no período de janeiro a setembro, um aumento anual de 7,9%, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

   A lucratividade da indústria cultural melhorou significativamente, com os lucros das principais empresas culturais subindo 14,2% ano a ano, para 909,3 bilhões de yuans no período do relatório, revelaram dados do DNE.

   A receita do setor de serviços culturais superou 6,06 trilhões de yuans nos três primeiros trimestres, representando um aumento anual de 11,9% e respondendo por 55,3% da receita total das principais empresas culturais.

   "Os serviços culturais desempenharam um forte papel de apoio", disse o estatístico do DNE Pan Xuhua, observando que as empresas de serviços culturais contribuíram com 79,7% para o crescimento da receita total das principais empresas culturais.

   Os setores com novas formas de negócios, como publicação digital e publicidade online, viram as receitas aumentarem 14,1%, para quase 4,89 trilhões de yuans, 6,2 pontos percentuais mais rápido do que o ritmo geral.

   Esses dados do DNE são baseados em uma pesquisa de empresas culturais com receita anual de 20 milhões de yuans ou mais e aquelas que atendem a outros padrões estabelecidos pelo DNE.