Beijing, 14 out (Xinhua) -- Uma declaração da presidência foi emitida na segunda-feira para a Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres, que está sendo co-organizada pela China e pela ONU Mulheres em Beijing, nos dias 13 e 14 de outubro.
Em seu papel como anfitrião, a China apresentou um resumo das posições de consenso na declaração.
Diante de mudanças e desafios, os países e as partes interessadas, com firme determinação e ações robustas, resistirão a qualquer forma de regressão e acelerarão o processo de desenvolvimento integral das mulheres, disse o documento.
A declaração resumiu os apelos dos participantes à ação em 10 áreas-chave.
Os participantes pediram que um ambiente de vida pacífico e seguro seja criado e expressaram seu apoio à participação plena e igualitária das mulheres nos processos de paz.
Eles enfatizaram o aproveitamento total do papel principal e poder transformador das mulheres no desenvolvimento e empoderamento das mulheres para participar e liderar a busca do desenvolvimento sustentável e da prosperidade.
A declaração defendeu a prevenção e eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas, observando que atenção e apoio especiais devem ser dados àquelas em situações vulneráveis ou crises humanitárias. Eles também disseram que o potencial dos jovens - especialmente das mulheres jovens - deve ser aproveitado.
Os participantes pediram apoio para que as Nações Unidas desempenhem um papel central no desenvolvimento de plataformas de cooperação mais amplas para mulheres em todo o mundo.
Eles pediram o fortalecimento contínuo do senso de realização, felicidade e segurança entre as mulheres por meio de seu desenvolvimento integral, particularmente em áreas como redução da pobreza, educação, saúde, emprego e seguridade social, bem como sua participação igualitária em todos os níveis de tomada de decisão e gestão.
A declaração enfatizou a necessidade de melhorar os mecanismos institucionais para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento integral das mulheres, e fortalecer os mecanismos nacionais que conduzem à elevação do status das mulheres em toda a sociedade.
O texto também pediu a implementação de políticas e medidas favoráveis à família e de apoio à família para garantir a igualdade de status e direitos das mulheres dentro da estrutura familiar e expressou incentivo para que todos os membros da família compartilhem as responsabilidades domésticas.
A declaração pediu apoio às mulheres na participação na governança climática e ambiental e na proteção do ecossistema e ao aumento da capacidade das mulheres de responder às mudanças climáticas e desastres naturais.
Os participantes pediram a promoção de uma transformação digital que inclua as mulheres como participantes e líderes plenas, iguais e significativas. Desde o início do desenvolvimento de tecnologias digitais e inteligentes, o preconceito, a discriminação e a violência contra as mulheres, bem como os estereótipos negativos sobre as mulheres, devem ser eliminados, disseram eles.
Eles também pediram a expansão da cooperação Norte-Sul, da cooperação Sul-Sul e da cooperação tripartida no desenvolvimento das mulheres, com o objetivo de responder aos desafios comuns e promover o desenvolvimento compartilhado para as mulheres em todo o mundo.
Todas as partes envolvidas elogiaram as conquistas notáveis da China na área, bem como suas contribuições ativas para a igualdade de gênero global. Também expressaram esperança de que a reunião sirva como um novo ponto de partida para acelerar a implementação da Declaração de Beijing e Plataforma de Ação, que foram adotadas pela Conferência Mundial sobre a Mulher de 1995, e da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.