Beijing, 27 set (Xinhua) -- O verdadeiro progresso civilizacional é um processo de construção sobre a própria base cultural enquanto assimila criticamente as realizações notáveis da humanidade, em vez de simplesmente imitar ou transplantar um modelo específico, disse um relatório de think tank neste sábado.
O relatório, intitulado "Teoria sobre o Desenvolvimento de Civilizações: Construir uma Nova Visão de Civilizações com o Desenvolvimento no Núcleo", foi divulgado pelo Instituto Xinhua, um think tank nacional de alto nível da Agência de Notícias Xinhua.
Embora o caminho para a modernização da sociedade humana seja múltiplo, desde o século XIX o Ocidente tem defendido que todas as civilizações devem se modernizar ao longo da "estrada ocidental", enquanto a prática histórica ofereceu uma refutação profunda, segundo o relatório.
O relatório observou que o fracasso fundamental desse "paradigma ocidental" reside em reduzir o desenvolvimento civilizacional à transferência mecânica de tecnologia e instituições, negligenciando a historicidade e a singularidade do núcleo da civilização.
De acordo com o relatório, o significado inovador da modernização chinesa está precisamente na sabedoria de manter os fundamentos e buscar a inovação, rompendo o mito de que "modernização é igual a ocidentalização" e abrindo um caminho científico de desenvolvimento civilizacional que revitaliza a tradição e cria novas formas de civilização através da unidade dialética entre herança e inovação.
O relatório pede que se priorize a herança e a inovação da civilização, explorando plenamente o valor contemporâneo da cultura histórica de cada nação e promovendo a transformação criativa e o desenvolvimento inovador de belas culturas tradicionais no processo de modernização.


