Pyongyang, 11 out (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, prestou homenagens nesta sexta-feira aos mártires do Exército dos Voluntários do Povo Chinês (VPC) em um cemitério em Anju.
Este ano marca o 75º aniversário da participação dos VPC na Guerra de Resistência contra a Agressão dos EUA e Ajuda à Coreia.
Li depositou uma coroa de flores no túmulo dos mártires dos VPC e permaneceu em silêncio solene.
O primeiro-ministro disse que, há 75 anos, os soldados dos VPC, carregando a grande confiança do povo chinês, cruzaram o rio Yalu e lutaram ao lado do exército e dos civis da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) para defender a paz e a justiça.
Após dois anos e nove meses de batalhas sangrentas, eles finalmente conquistaram uma grande vitória, acrescentou.
"Com profunda reverência, prestamos homenagem aos mártires dos VPC que sacrificaram suas vidas heroicamente e expressamos nossa profunda lembrança", disse Li, acrescentando que a pátria e o povo nunca esquecerão os feitos imortais que eles conquistaram com seus corpos e sangue.
Setenta e cinco anos se passaram e a China passou por mudanças históricas e revolucionárias, observou Li, dizendo que a nação chinesa deu um grande salto, passando de se levantar para se tornar próspera e forte.
Ele também disse que, sob a forte liderança do Comitê Central do Partido Comunista da China com o camarada Xi Jinping no seu núcleo, o socialismo com características chinesas entrou em uma nova era e está avançando firmemente em direção à segunda meta centenária.
Sob a orientação estratégica dos mais altos líderes dos dois partidos e dos dois países, a amizade tradicional entre a China e a RPDC, forjada com sangue, tem sido continuamente consolidada e aprofundada, e as relações de amizade e cooperação têm avançado constantemente, disse Li.
Ele também pediu esforços para continuar levando adiante a vontade dos mártires, promover melhor o grande espírito da Guerra de Resistência contra a Agressão dos EUA e Ajuda à Coreia e avançar constantemente na grande causa do socialismo com características chinesas na nova era.
O lado chinês, disse Li, está pronto para trabalhar com seus camaradas da RPDC para levar adiante ainda mais a tradicional amizade entre os dois países, fortalecer a cooperação prática e avançar lado a lado no caminho do desenvolvimento comum.
Jong Myong Su, vice-primeiro-ministro do Gabinete da RPDC, acompanhou Li no luto. Cerca de 100 pessoas, incluindo todos os membros da delegação chinesa e funcionários da Embaixada da China na RPDC, participaram do serviço memorial.
Na sexta-feira, Li também visitou a Torre da Amizade China-RPDC.
