Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) PMI do setor não manufatureiro da China registra 50 em setembro

30 de setembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) PMI do setor não manufatureiro da China registra 50 em setembro

 

   Beijing, 30 set (Xinhua) -- O índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) para o setor não manufatureiro da China ficou em 50 em setembro, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao mês passado, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira.

   Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo de 50 reflete contração, e o PMI deste mês está no limiar que distingue os mesmos.

   "A atividade comercial total no setor não manufatureiro permaneceu no geral estável", afirmou Huo Lihui, estatística-chefe do Departamento Nacional de Estatísticas.

   O subíndice para o setor de serviços ficou em 50,1, permanecendo em faixa de expansão.

   Os índices de atividade comercial para serviços postais, de telecomunicações, rádio, televisão e transmissão por satélite, bem como serviços monetários e financeiros, ficaram acima de 60, indicando uma rápida expansão.

   Em contrapartida, com o fim do impulso da temporada de viagens de verão, os índices de atividade comercial de setores como alimentação, cultura, esportes e entretenimento ficaram abaixo da linha que separa expansão e recessão. O índice de expectativa comercial para o setor de serviços ficou em um nível relativamente alto, de 56,3, mostrando que as empresas de serviços estão otimistas em relação ao mercado.

   O índice de atividade comercial para o setor da construção ficou em 49,3%, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao mês passado. O índice de expectativa de atividade comercial registrou 52,4%, um crescimento de 0,7 ponto percentual ante o mês passado, sugerindo um ligeiro aumento na confiança das empresas de construção em relação ao desenvolvimento do mercado no curto prazo.