Beijing, 30 set (Xinhua) -- O índice de gerentes de compras (PMI, em inglês) para o setor não manufatureiro da China ficou em 50 em setembro, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao mês passado, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira.
Uma leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo de 50 reflete contração, e o PMI deste mês está no limiar que distingue os mesmos.
"A atividade comercial total no setor não manufatureiro permaneceu no geral estável", afirmou Huo Lihui, estatística-chefe do Departamento Nacional de Estatísticas.
O subíndice para o setor de serviços ficou em 50,1, permanecendo em faixa de expansão.
Os índices de atividade comercial para serviços postais, de telecomunicações, rádio, televisão e transmissão por satélite, bem como serviços monetários e financeiros, ficaram acima de 60, indicando uma rápida expansão.
Em contrapartida, com o fim do impulso da temporada de viagens de verão, os índices de atividade comercial de setores como alimentação, cultura, esportes e entretenimento ficaram abaixo da linha que separa expansão e recessão. O índice de expectativa comercial para o setor de serviços ficou em um nível relativamente alto, de 56,3, mostrando que as empresas de serviços estão otimistas em relação ao mercado.
O índice de atividade comercial para o setor da construção ficou em 49,3%, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao mês passado. O índice de expectativa de atividade comercial registrou 52,4%, um crescimento de 0,7 ponto percentual ante o mês passado, sugerindo um ligeiro aumento na confiança das empresas de construção em relação ao desenvolvimento do mercado no curto prazo.


