Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Observatório Econômico: Produção econômica geral da China permanece estável em outubro

1 de novembro de 20254 min de leitura
(Multimídia) Observatório Econômico: Produção econômica geral da China permanece estável em outubro

   Beijing, 31 out (Xinhua) -- A produção econômica geral da China permaneceu estável em outubro de 2025, afirmou nesta sexta-feira uma estatística-chefe do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), ao comentar os últimos dados compostos do índice de gerentes de compras (PMI).

   Em outubro, o índice composto de produção do PMI da China ficou em 50,0, 0,6 ponto percentual abaixo do mês passado, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo DNE. O PMI para o setor manufatureiro ficou em 49,0 em outubro, uma queda mensal de 0,8 ponto percentual, enquanto o PMI para o setor não manufatureiro ficou em 50,1, um aumento de 0,1 ponto percentual em termos mensais.

   O índice composto de produção do PMI é um índice composto que reflete as mudanças na produção de toda a indústria no período atual, incluindo os setores manufatureiro e não manufatureiro. Um valor do PMI acima de 50 indica expansão, enquanto um abaixo de 50 reflete contração.

   "Em outubro, as atividades de produção industrial desaceleraram em comparação com o mês passado, afetadas tanto pela liberação antecipada de parte da demanda antes do feriado do Dia Nacional quanto por um ambiente internacional cada vez mais complexo", disse Huo Lihui, estatística-chefe do DNE.

   O feriado do Dia Nacional deste ano coincidiu com o Festival do Meio Outono, prolongando o período de férias de 1º a 8 de outubro.

   O subíndice de produção ficou em 49,7, uma queda de 2,2 pontos percentuais em relação a setembro, indicando uma desaceleração na produção industrial.

   Do lado da demanda, o subíndice de novos pedidos ficou em 48,8 em outubro, uma queda de 0,9 ponto percentual em relação a setembro.

   O subíndice para o prazo de entrega dos fornecedores ficou em 50%, uma queda de 0,8 ponto percentual em relação ao mês passado, o que mostrou que o prazo de entrega dos fornecedores de matérias-primas na indústria manufatureira permaneceu basicamente inalterado mês a mês.

   Os dados do DNE revelaram que os subíndices de produção e novos pedidos para grandes empresas ficaram em 50,9 e 50,1, respectivamente, permanecendo em território de expansão por seis meses consecutivos.

   O PMI para as indústrias de manufatura de alta tecnologia, fabricação de equipamentos e bens de consumo ficou em 50,5, 50,2 e 50,1, respectivamente, permanecendo na faixa de expansão e também significativamente acima do nível geral de manufatura, indicando um apoio industrial sustentado ao crescimento.

   "Os novos impulsionadores do crescimento no setor de manufatura e de bens de consumo continuaram a manter uma tendência ascendente estável, apoiando efetivamente o desempenho geral da indústria manufatureira", disse Wen Tao, analista do Centro de Informações de Logística da China.

   O índice de expectativa de atividade empresarial ficou em 52,8 em outubro, permanecendo na faixa de crescimento e confirmando que a maioria das empresas manufatureiras manteve expectativas otimistas em relação ao desenvolvimento do mercado.

   Especificamente, o índice de expectativa de atividade empresarial para setores como fundição e laminação de metais não ferrosos, bem como equipamentos ferroviários, navais e aeroespaciais, subiu para acima de 60,0, refletindo o fortalecimento da confiança das empresas relacionadas no desenvolvimento do setor.

   Em termos do PMI para o setor não manufatureira da China, o subíndice para o setor de serviços ficou em 50,2, subindo 0,1 ponto percentual em relação ao mês passado, indicando uma recuperação modesta na vitalidade do setor, de acordo com o DNE.

   Impulsionados pelos feriados do Dia Nacional e do Festival do Meio Outono, setores intimamente ligados a viagens e consumo, como transporte ferroviário e aéreo, hotelaria e cultura, esportes e entretenimento, registraram índices acima de 60 em outubro, demonstrando alta atividade de mercado, disse Huo, estatística-chefe do DNE.

   Enquanto isso, impulsionado pelo festival de compras do dia 11 de novembro, o índice de atividade empresarial do setor postal subiu para mais de 70, sinalizando assim um crescimento acelerado no volume de negócios, observou Huo.

   O índice de expectativa empresarial para o setor de serviços ficou em um nível relativamente alto de 56,1, revelando que as empresas de serviços estão otimistas em relação ao mercado.

   "No geral, embora as atividades de manufatura industrial da China tenham desacelerado ligeiramente em outubro, com grandes, médias e pequenas empresas enfrentando certas pressões, novas forças motrizes e a fabricação de bens de consumo mantiveram um crescimento estável, e os preços de mercado apresentaram mudanças positivas, proporcionando uma base estável para a operação macroeconômica", afirmou Wen, do Centro de Informações de Logística da China.