Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Novos cenários e modelos de consumo impulsionam gastos com serviços na China

9 de dezembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) Novos cenários e modelos de consumo impulsionam gastos com serviços na China

   Beijing, 9 dez (Xinhua) -- Este ano, novos cenários e modelos de consumo impulsionaram o rápido crescimento dos gastos com serviços na China, impulsionados por uma série de políticas pró-consumo, segundo dados fiscais divulgados pela Administração Geral de Impostos nesta segunda-feira.

   "Desde o início deste ano, novas formas e cenários na cultura e no turismo continuaram a surgir, liberando a vitalidade do consumo", disse Rong Hailou, porta-voz da administração, em uma coletiva de imprensa regular.

   Dados de faturas fiscais mostraram que, nos primeiros 11 meses, a receita de vendas de criações artísticas e apresentações aumentou 15,6% ano a ano, enquanto a receita relacionada a exibições de filmes aumentou 19,1%.

   Integradas ao turismo, essas atividades ajudaram a impulsionar o consumo de viagens imersivas e baseadas em cenários, com receita de vendas em agências de viagens e serviços relacionados aumentando 10,8%, locais cênicos e históricos subindo 29,4%, e atividades de lazer e turismo subindo 16,6%, segundo a administração.

   Os eventos esportivos também tiveram um aumento em todo o país, proporcionando um impulso substancial para a economia esportiva. De janeiro a novembro, a receita de vendas de serviços de exibição esportiva cresceu 29,7% ano a ano, enquanto as vendas no varejo de artigos e equipamentos esportivos subiram 6,6%, mostram os dados.

   O consumo relacionado à saúde continuou sendo um importante foco de consumo. As vendas no varejo de equipamentos de suporte à saúde e de tratamento auxiliar aumentaram 14,1% em termos anuais nos primeiros 11 meses, e a receita de vendas de serviços de consultoria em saúde cresceu 11,9% no mesmo período.

   Os dados fiscais destacaram ainda mais o forte potencial de consumo tanto de grupos idosos quanto jovens. Nos primeiros 11 meses, os gastos com serviços de cuidados a idosos e pessoas com deficiência aumentaram 33,6% ano a ano, enquanto o consumo em serviços de assistência social e assistência em geral cresceu 9,6% e os serviços de sanatório cresceram 14,6%.

   Entre os consumidores jovens, serviços que oferecem valor emocional e funções sociais, representados por produtos culturais digitais como jogos e animações, mostraram-se particularmente populares. A receita de vendas dos serviços culturais digitais relacionados aumentou 16,5% em termos anuais no período, segundo a administração.