Tianjin, 16 out (Xinhua) -- A frota de helicópteros civis da China crescerá para mais de 1.700 aeronaves até 2029, de acordo com uma previsão anual divulgada por um centro de pesquisa de aviação nesta quarta-feira.
O relatório foi publicado pelo Centro de Pesquisa de Engenharia para Sistemas de Aeronaves Civis, da Aviation Industry Corporation of China (AVIC), e apresentado no Fórum de Desenvolvimento de Helicópteros da China 2025.
O relatório oferece uma perspectiva de 10 anos para o mercado nacional de helicópteros civis, prevendo que a frota total ultrapassará 2 mil unidades até 2034. No entanto, espera-se que a expansão da frota desacelere após 2030, em parte devido à crescente concorrência de tecnologias avançadas de baixa altitude, como drones e aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
O relatório também indica um aumento constante nas horas de voo dos helicópteros civis, uma tendência sustentada pela reestruturação econômica da China e pela rápida expansão de sua economia de baixa altitude. O total de horas anuais de voo deve ultrapassar 300 mil até 2029 e chegar a 370 mil até 2034.
Até o final de 2024, a frota de helicópteros civis da China havia se expandido para 1.403 aeronaves, um aumento anual de 2,3%. Os helicópteros leves continuaram a dominar, representando mais de 40% da frota.


