Beijing, 3 fev (Xinhua) -- Uma série de opiniões comuns sobre a promoção de intercâmbios e cooperação através do Estreito de Taiwan foi proposta em um fórum de think tank coorganizado por institutos de pesquisa afiliados ao Partido Comunista da China (PCCh) e ao partido Kuomintang Chinês (KMT), realizado em Beijing na terça-feira.
As 15 opiniões abrangeram cinco aspectos da cooperação e dos intercâmbios através do Estreito.
Os participantes do fórum expressaram um apelo compartilhado pela restauração das viagens normais através do Estreito, instando à remoção das restrições impostas pelas autoridades do Partido Progressista Democrata (PPD) aos intercâmbios de pessoal e à plena retomada das operações normais dos serviços diretos de transporte marítimo e aéreo de passageiros entre os dois lados o mais rápido possível.
Apesar das restrições impostas pelas autoridades do PPD ao longo do último ano, quase cinco milhões de pessoas da ilha viajaram para a parte continental da China, observou Yao Ta-kuang, presidente da Associação de Agentes de Viagens de Taiwan.
Olhando para o futuro, Yao expressou a esperança de que os intercâmbios através do Estreito possam gradualmente retornar a padrões sistemáticos e regulares, tornando as interações interpessoais mais frequentes e contribuindo para o desenvolvimento pacífico das relações através do Estreito.
"Esperamos avançar nos intercâmbios através do Estreito de maneira prática e racional e aproveitar o turismo como uma ponte para fomentar mais possibilidades positivas para o desenvolvimento futuro", disse Lai Seh-jen, presidente fundador da Associação de Intercâmbio de Turismo de Taiwan, no fórum.
Sobre o fortalecimento da cooperação em indústrias emergentes, os participantes propuseram esforços conjuntos através do Estreito para desenvolver projetos de referência em "IA mais manufatura" e estabelecer um polo de inovação em IA com influência global.
A parte continental da China possui um vasto mercado, uma cadeia industrial completa e forte apoio de políticas, enquanto Taiwan se destaca na fabricação de semicondutores de ponta e na pesquisa e desenvolvimento de hardware, disse Xu Shan, diretor do departamento do Instituto de Pesquisa em Inteligência Artificial sob a Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Quando combinadas, essas vantagens são altamente complementares e mutuamente benéficas, disse Xu.
As opiniões comuns também incluíram propostas de cooperação e intercâmbios através do Estreito nas áreas de saúde e assistência médica, proteção ambiental, bem como prevenção e mitigação de desastres.
Os participantes apelaram aos compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan para se unirem, manterem o Consenso de 1992, se oporem às atividades separatistas de "independência de Taiwan" e à interferência externa, e salvaguardarem a paz no Estreito.
O fórum de think tanks, com o tema "Perspectivas para Intercâmbio e Cooperação através do Estreito", contou com a presença de mais de 100 participantes de ambos os lados do Estreito de Taiwan, incluindo membros de think tanks do PCCh e do KMT, bem como representantes e especialistas de diversos campos, como turismo, indústria, ciência e tecnologia, saúde e proteção ambiental.


