Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Eleitos 26 novos legisladores da Região Administrativa Especial de Macau, segundo resultados preliminares

15 de setembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) Eleitos 26 novos legisladores da Região Administrativa Especial de Macau, segundo resultados preliminares

   Macau, 15 set (Xinhua) -- A Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) anunciou no início desta segunda-feira que 26 candidatos foram preliminarmente eleitos para a oitava Assembleia Legislativa por meio de eleições diretas e indiretas.

   A votação começou às 9h e terminou às 21h do domingo, horário local.

   A nova legislatura da RAEM é composta por 33 membros, incluindo 14 membros eleitos diretamente, 12 membros eleitos indiretamente e sete membros nomeados pelo chefe do Executivo da RAEM.

   Os nomeados serão designados pelo chefe do Executivo no prazo de 15 dias após a recepção dos resultados finais das eleições.

   A Assembleia Legislativa da RAEM é o órgão legislativo da região e os seus membros são residentes permanentes da RAEM. Com exceção do primeiro mandato, que foi estipulado de outra forma, cada mandato dura quatro anos.

   Em 2024, a RAEM alterou a Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa, melhorando o processo de revisão de qualificação dos candidatos para implementar ainda mais o princípio de "patriotas administrando Macau" dentro do quadro legal, ao mesmo tempo que aperfeiçoou as fases do processo eleitoral para garantir que a eleição seja conduzida de forma justa, equitativa, limpa e ordenada.