Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) Determinação da China em salvaguardar direitos legítimos é inabalável, diz vice-premiê

16 de setembro de 20253 min de leitura
(Multimídia) Determinação da China em salvaguardar direitos legítimos é inabalável, diz vice-premiê

   Madri, 15 set (Xinhua) -- O vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng, disse nesta segunda-feira que a determinação da China em salvaguardar seus direitos e interesses legítimos é inabalável e que o lado chinês protegerá resolutamente os interesses nacionais e os direitos e interesses legítimos das empresas financiadas por capital chinês no exterior.

   Ele fez essas declarações ao se reunir com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, em Madri, de domingo a segunda-feira.

   Durante as conversações, guiadas pelo importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado em sua ligação telefônica, os dois lados mantiveram discussões francas, profundas e construtivas sobre questões econômicas e comerciais de interesse mútuo, disse ele, acrescentando que os dois lados chegaram a um consenso-quadro básico sobre a resolução de questões relacionadas ao TikTok através da cooperação, sobre a redução de barreiras de investimento e sobre a promoção da cooperação econômica e comercial relevante.

   Ele disse que os dois lados farão consultas sobre documentos finais relevantes e concluirão seus respectivos procedimentos domésticos de aprovação.

   Em relação à questão do TikTok, a China lidará com a aprovação da exportação de tecnologia de acordo com as leis e regulamentos, disse ele, acrescentando que o governo chinês respeita plenamente a vontade das empresas chinesas no exterior e as apoia na condução de negociações comerciais em pé de igualdade, de acordo com os princípios do mercado.

   O vice-primeiro-ministro indicou que a essência das relações econômicas e comerciais China-EUA são benefícios mútuos e resultados ganha-ganha, notando que os dois lados compartilham amplo espaço de cooperação e interesses comuns extensivos.

   Tanto China quanto EUA se beneficiarão da cooperação e perderão com o confronto, acrescentou.

   Ele instou que os Estados Unidos trabalhem com a China e levantem as restrições relevantes à China o mais rápido possível. O vice-primeiro-ministro também pediu aos Estados Unidos que tomem ações concretas para salvaguardar conjuntamente os resultados duramente conquistados das conversações e criem continuamente uma atmosfera propícia à estabilidade das relações econômicas e comerciais China-EUA.

   Durante as conversações, os dois lados reconheceram plenamente que um relacionamento econômico e comercial China-EUA estável é de grande significado para ambos os países e também têm um grande impacto na estabilidade e no desenvolvimento da economia global.

   Os dois lados continuarão a implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado em sua ligação telefônica, bem como os resultados das conversações econômicas e comerciais anteriores, a desempenhar plenamente o papel do mecanismo de consulta econômica e comercial China-EUA, a reforçar continuamente a compreensão mútua, a resolver as diferenças, a fortalecer a cooperação, a esforçar-se por mais resultados ganha-ganha e a promover o desenvolvimento saudável, estável e sustentável das relações econômicas e comerciais China-EUA, além de injetar maior estabilidade na economia mundial.