Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) China vê sinais de melhora de preços em outubro à medida que declínio do IPP desacelera ainda mais

9 de novembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) China vê sinais de melhora de preços em outubro à medida que declínio do IPP desacelera ainda mais

   Beijing, 9 nov (Xinhua) -- A China testemunhou sinais de melhora nos preços ao produtor em outubro de 2025, com o declínio no índice de preços ao produtor (IPP) continuando a diminuir, mostraram dados oficiais divulgados no domingo.

   O IPP, que mede os custos das mercadorias no portão da fábrica, caiu 2,1% ano a ano em outubro, disse o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), observando que o declínio diminuiu 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior - marcando o terceiro mês consecutivo de desaceleração.

   A estatística do DNE, Dong Lijuan, atribuiu o declínio anual reduzido no IPP a ajustes da capacidade produtiva nas principais indústrias, esforços acelerados para estabelecer um sistema industrial modernizado e desencadeamento do potencial de consumo.

   Em base mensal, o IPP subiu 0,1%, representando o primeiro aumento deste ano, revelaram os dados.

   Em outubro, melhorias na estrutura de oferta e demanda levaram a aumentos de preços em certos setores - como a indústria de mineração e processamento de carvão, disse Dong, observando que as mudanças de preços internacionais também impactaram os preços em algumas indústrias domésticas.

   No mês passado, o aumento dos preços internacionais dos metais não ferrosos impulsionou os aumentos mensais de preços na indústria doméstica de metais não ferrosos, enquanto os preços internacionais mais baixos do petróleo levaram a quedas de preços nos setores domésticos de petróleo e gás natural, acrescentou Dong.

   Os dados de domingo também mostraram que o índice de preços ao consumidor da China, um dos principais indicadores de inflação, subiu 0,2% ano a ano em outubro.