Beijing, 29 jan (Xinhua) -- A China registrou em 2025 mais precipitação e temperaturas mais altas do que a média, de acordo com o Boletim Climático da China 2025 divulgado pela Administração de Meteorologia da China nesta quinta-feira.
O boletim revelou que a temperatura média anual do país atingiu 10,9 graus Celsius, empatando com 2024 como o ano mais quente já registrado. O número de dias com altas temperaturas também atingiu um recorde.
"A China apresentou características climáticas distintamente quentes e úmidas em 2025", afirmou Huang Zhuo, vice-chefe do Centro Nacional do Clima, em uma coletiva de imprensa.
A precipitação média nacional registrou um aumento de 4,5% acima da média de longo prazo, tornando-se um "ano chuvoso". Notavelmente, as chuvas durante a estação chuvosa no norte da China atingiram níveis recordes em termos de volume e duração.
As condições climáticas quentes e úmidas contribuíram para melhorar o crescimento da vegetação. O índice médio nacional de vegetação durante a estação de crescimento atingiu o nível mais alto desde a virada do século, com um crescimento robusto observado nas regiões oeste do nordeste da China e nas regiões central e leste da Mongólia Interior.
Embora as condições climáticas tenham sido geralmente favoráveis para as principais culturas de grãos durante seus ciclos de crescimento, os impactos regionais de desastres meteorológicos, como ondas de calor, secas, chuvas torrenciais e inundações, foram significativos, observou Huang.
O ano de 2025 também foi marcado por frequentes fenômenos meteorológicos extremos. Um total de cinco tufões atingiram ou afetaram o sul da China consecutivamente entre setembro e outubro. Além disso, o número de dias ventosos atingiu o seu nível mais alto desde 1991 e as tempestades de areia na primavera foram mais frequentes do que o habitual.
De acordo com o boletim, os complexos padrões meteorológicos e as anomalias climáticas proeminentes em 2025 foram o resultado de interações sinérgicas entre vários fatores atmosféricos e oceânicos em múltiplas escalas temporais.


