Parceria entre Xinhua e Brasil 247

(Multimídia) China estabelece cadeia industrial completa para as principais tecnologias de veículos inteligentes conectados

25 de setembro de 20252 min de leitura
(Multimídia) China estabelece cadeia industrial completa para as principais tecnologias de veículos inteligentes conectados

   Beijing, 24 set (Xinhua) -- A China tem estabelecido um sistema completo de cadeia industrial para as principais tecnologias de veículos inteligentes conectados, abrangendo cockpits inteligentes, direção autônoma e conectividade e controle baseados em nuvem, de acordo com um relatório publicado no Science and Technology Daily nesta quarta-feira.

   Durante uma coletiva de imprensa na Conferência Mundial de Veículos Inteligentes Conectados 2025 (WICV 2025), em Beijing, Guo Shougang, funcionário do Ministério da Indústria e Informatização, disse que a escala da indústria de veículos inteligentes conectados da China tem se expandido rapidamente.

   De janeiro a julho de 2025, a China vendeu 7,76 milhões de novos carros de passageiros equipados com funções de assistência à condução de nível 2, alcançando uma taxa de penetração de 62,58%, enquanto mais de 3 milhões de veículos foram equipados com tecnologia 5G e C-V2X (veículo celular para tudo), de acordo com Guo.

   A China está acelerando o desenvolvimento de 20 cidades-piloto para a integração "veículo-estrada-nuvem", abrindo mais de 35.000 quilômetros de estradas de teste e demonstração, disse ele.

   O país também acelerará o desenvolvimento de padrões urgentemente necessários para sistemas combinados de assistência à direção, sistemas de direção automatizada e sistemas de frenagem automática de emergência.

   O Ministério do Transporte emitirá um plano de ação integrando IA com transporte e trabalhará com a indústria e a sociedade em geral para construir um megamodelo de transporte abrangente e acelerar a aplicação de tecnologias de agentes inteligentes.

   Veículos inteligentes conectados, como a plataforma central que integra tecnologia automotiva com IA, informação e comunicação, computação em nuvem e big data, têm se tornado a bússola estratégica que orienta a transformação da indústria automobilística global.

   Desde 2018, a WICV tem sido realizado sete vezes consecutivas, com a edição deste ano programada de 16 a 18 de outubro.